Mundo

Estado de saúde de Pelé regista melhoria, mas não há data para ter alta

Pelé, de 82 anos, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo no dia 29 de Novembro.
Pelé, de 82 anos, deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo no dia 29 de Novembro., Foto EPA

O estado de saúde de Pelé registou uma melhoria desde que foi hospitalizado para tratar de uma infeção respiratória, agravada pela covid-19, informaram esta segunda-feira os médicos do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Não obstante a melhoria, o antigo jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, vai permanecer internado naquela unidade hospitalar, onde se encontra desde 29 de novembro, e os médicos referem que ainda não sabem quando terá alta.

"Ele está consciente e com os sinais vitais estáveis", pode ler-se num comunicado tornado público pelo hospital.

A sua filha Kely Nascimento, que mora nos Estados Unidos, postou numa rede social várias fotos ao lado de Pelé no hospital, estando numa delas a segurar a mão do pai, com a mensagem "cheguei".

Pelé, de 82 anos, dera entrada no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo no dia 29 de setembro para reavaliação do tratamento a um cancro no cólon, detetado em setembro de 2021, e para tratar de uma infeção respiratória, "com antibióticos", explicou na altura a equipa médica.

Desde que foi operado ao cancro, Pelé passou por um ciclo de sessões de quimioterapia que o obrigou a ir várias vezes ao hospital para acompanhar de perto a sua evolução.

A saúde de Pelé piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, no quadril e nos joelhos, que reduziram sua mobilidade e o obrigaram a ser operado, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora se mantenha ativo nas redes sociais.