Artur Baptista vence eleições para o Conselho Regional da Ordem dos Advogados
Artur Baptista venceu, esta quarta-feira, as eleições para a presidência do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, informação confirmada pelo próprio do DIÁRIO.
A vitória sobre Cláudio Gouveia, que encabeçava a lista adversária, foi conseguida com uma diferença de quase 10%. A lista de Artur Baptista alcançou 59% dos votos, enquanto o seu adversário reuniu a preferência de 41% dos advogados votantes na Madeira.
Numa primeira reacção, o vencedor diz-se satisfeito com a vitória, salientando que esta foi o resultado de toda "uma equipa fabulosa". "Nós fizemos um trabalho de contactar com os colegas, tentando chegar a todos, procurando perceber quais são os problemas da advocacia e para esses ver quais seriam as nossas possibilidades de encontrar solução".
O causídico salienta que esta é "uma vitória de toda a advocacia madeirense" e mostra-se empenhado em "unir a classe em prol da justiça, em prol da advocacia e em prol do advogado".
Além de querer unir a classe, Artur Baptista destaca a importância de se praticar uma "advocacia preventiva", pelo que tem na lista de objectivos o "alertar o cidadão para a necessidade de se fazer representar por um advogado" e "dos riscos que corre, no seu dia a dia, quando não se faz representar por um advogado". Acima de tudo, alertar a sociedade para o facto de "não haver justiça sem um advogado", sustenta o vencedor, que reconhece a "necessidade de estabelecer pontes de articulação" com as diferentes entidades e serviços.
Sobre os resultados das eleições para bastonário da Ordem dos Advogados, que empurraram a decisão para uma segunda volta entre Paulo Pimenta e Fernanda de Almeida Pinheiro, negando a reeleição de Menezes Leitão que ocupava, até agora, o cargo, Artur Baptista refere "alguma surpresa", embora, no essencial, "era o que esperava".
Menezes Leitão perde reeleição, novo bastonário dos advogados será eleito em 2.ª volta
Os candidatos a bastonário dos advogados Paulo Pimenta e Fernanda de Almeida Pinheiro vão disputar a segunda volta na eleição para o cargo, entre 13 e 15 de dezembro, derrotando o incumbente e recandidato a bastonário Menezes Leitão.
"Nós trabalharemos com quem for eleito, afincadamente, sempre pela defesa da Ordem e da profissão, mas essencialmente sempre defendendo a advocacia e dos advogados madeirenses, isso será sempre posto à frente de tudo e de todos os restantes interesses", salientou o recentemente eleito presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados.