Madeira

D. Duarte entrega Prémio Infante D. Henrique a 42 jovens do Funchal

Foram 42 os jovens do Funchal hoje distinguidos com o Prémio Infante D. Henrique, nas categorias Bronze, Prata e Ouro. O galardão, atribuído pelo mérito em áreas como voluntariado e desporto, foi entregue por D. Duarte, Duque de Bragança, numa cerimónia que decorreu na Câmara Municipal do Funchal.

Os jovens premiados têm entre 13 e 25 anos e pertencem às escolas da APEL, Escola Secundária Jaime Moniz, Associação Criamar e Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny.

Na sua intervenção, D. Duarte, apelou à maior acção dos jovens nas questões ambientais, sustentabilidade e combate ao desperdício, bem como da saúde mental. Assuntos, que conforme disse, estão na ordem do dia.

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa do 'The Duke of Edinburgh’s International Award', fundado em 1956 pelo Duque de Edimburgo. Em Portugal, o Prémio foi fundado em 1988, no Porto, por Dom Duarte, Duque de Bragança, que para além de fundador, é também presidente de Honra.

Este prémio já chegou a mais de seis mil jovens em Portugal, estando implementado na Madeira nos concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal.