No Brasil a democracia ganhou ao fascismo, até ver...
Nos anos de calamitosa desgovernação de Bolsonaro(B) o Brasil «ganhou»: mais de 30 milhões de brasileiros com fome; mais mortos por covid-19 pelo negacionismo de B. e negligência no seu combate; acentuada desflorestação incendiária e abate de árvores na Amazónia, privilegiando os madeireiros e o agronegócio, cujos proprietários são seus apoiantes; muitos milhares de índios foram expulsos das suas terras ancestrais e mortos; debandada de emigrantes; a Cultura foi relegada para o vil desprezo, sendo considerada «inimiga»(!) e outras gravíssimas iniquidades. Não assumindo B., a derrota eleitoral, os seus apoiantes, muitos do lúmpen do proletariado, cortaram rodovias junto com camionistas, com a sua conivência e da chefia policial. Ninguém no mundo político lhe deu uma boa palavra, excepto o fascista, André Ventura(!). São gémeos políticos... a ditadura militar, com um rol interminável de mortos, foi glorificada, dizendo B., que teria sido preciso matar mais democratas(!). Isto, por si só, é cumplicidade criminosa! Boçal-naro, afirmou :«gerei uma economia forte». Forte para os poderosos, porque os favelados, os famintos e os sem-abrigo aumentaram exponencialmente!
Está indiciado por 58 crimes!, tendo apelado aos seus adeptos que desbloqueassem as rodovias, em troca da garantia de ter um «exército» de advogados para o defender em tribunal...
Pelas mortes por covid-19, pela destruição de parte significativa do pulmão do mundo - a Amazónia e lá, pelo assassinato constante dos sem-terra e dos índios, B., é um assassino! Será julgado... e condenado?
Vítor Colaço Santos