Portugal e Espanha reiteram compromisso na alta velocidade
Os chefes de Governo de Portugal e Espanha reiteraram hoje o compromisso nas ligações ferroviárias, em alta velocidade, entre os dois países, mas sem especificar calendários.
O primeiro-ministro português, António Costa, que respondia às perguntas dos jornalistas na conferência de imprensa conjunta que encerrou a 33.ª Cimeira Ibérica que decorreu em Viana do Castelo, destacou a construção do "corredor entre Lisboa e Badajoz e entre Sines e Badajoz que deverá estar concluído "entre o final de 2023, início de 2024".
"É um corredor que está preparado para o transporte de mercadorias, mas que está pré-preparado para poder suportar qualquer tipo de ligação de passageiros, inclusive em alta velocidade, no futuro", referiu o chefe do Governo português.
António Costa destacou que na declaração final da Cimeira Ibérica consta o compromisso dos dois países em avançarem com os estudos da ligação entre Aveiro e Salamanca e iniciar os estudos da mesma ligação, futura, entre Faro, Huelva e Huelva a Sevilha"
"São três frentes de trabalho muito importantes que hoje abrimos", referiu António Costa.
Pedro Sánchez disse estar em curso a avaliação da ligação entre Vigo e o Porto, através de estudos de procura, análise de rentabilidade e modelos de exploração para planificação futura daquele troço da ferrovia".
"Em relação à ligação entre Lisboa e Madrid, os trabalhos estão em fase adiantada", realçou o primeiro-ministro espanhol.
Na declaração conjunta da Cimeira Ibérica de Viana do Castelo, Portugal e Espanha "reiteram a importância fulcral das ligações ferroviárias entre os dois países e salientam o trabalho do grupo de coordenação permanente para o acompanhamento e promoção das ligações ferroviárias".
Destacam, "muito em particular, a entrada em funcionamento de 150 quilómetros da nova linha entre Badajoz e Plasencia, bem como os importantes avanços efetuados nos restantes troços da ligação Lisboa -- Madrid, nas ligações Porto -- Vigo e Mérida -Puertollano, avanço de obras e planeamento na ligação Aveiro -- Salamanca e início dos estudos da conexão Faro -- Huelva -- Sevilha".