Madeira

Entrega do Prémio Infante D. Henrique vai contar com a presença do Duque de Bragança

A cerimónia realiza-se em Câmara de Lobos, no dia 8 de Novembro e vai contemplar 25 jovens da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

None

No próximo dia 8 de Novembro, terça-feira, pelas 10h30, no Salão Nobre dos Paços de Câmara de Lobos,  vai decorrer a cerimónia da entrega de Prémio Infante D. Henrique nível Bronze, que contará com a presença do Duque de Bragança, Duarte Pio, presidente de Honra do Prémio Infante D. Henrique.

Mais de 25 jovens da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, de Câmara de Lobos vêm o resultado do seu empenho, trabalho e esforço reconhecidos pelo Prémio Infante D. Henrique. Na cerimónia de entrega do galardão, além de S.A.R. Duque de Bragança, marcarão presença Pedro Coelho, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, vereadora da Educação da CMCL e Luisa Sá Carneiro Beirão, directora nacional do Prémio.

O Prémio Infante D. Henrique, é um programa de educação não formal, de desenvolvimento pessoal e social de actividades voluntárias e não competitivas, destinado a jovens com mais de 13 e até aos 25 anos, encorajando-os a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos, com uma contribuição positiva na sociedade e preparando-os com experiências de vida para marcar a diferença com os próprios, as suas comunidades, e o mundo.

O Prémio Infante D. Henrique é a versão portuguesa do 'The Duke of Edinburgh’s International Award', fundado em 1956 pelo Duque de Edimburgo. Em Portugal, o Prémio foi fundado em 1988, no Porto, por Dom Duarte, Duque de Bragança, que para além de fundador, é também presidente de Honra.

A formação moral e cívica, a defesa dos valores éticos como complemento à formação curricular e de comportamentos e atitudes do viver em sociedade, estão na base desta distinção.

De entre as actividades desenvolvidas pelo Prémio Infante D. Henrique destacam-se as acções de voluntariado no apoio ao próximo e à comunidade, à prática desportiva e à aquisição e desenvolvimento de competências para além da Aventura onde são privilegiados o trabalho em grupo e a tomada de decisões.

O crescimento do programa junto dos jovens nas Escolas é bastante visível e para além do certificado e medalha, os jovens recebem uma Declaração bilingue, que podem e devem utilizar nas candidaturas a Universidades estrangeiras, mestrados e emprego. Simbolicamente, o Prémio traduz o reconhecimento do trabalho dos alunos no desenvolvimento das competências essenciais para as vidas destes, tais como persistência, compromisso, iniciativa, responsabilidade e desenvolvimento pessoal e social no período em que participaram no Programa, atributos relevantes e diferenciadores, futuramente na sua vida profissional.

A participação dos jovens do Concelho é importante no sentido da promoção da participação dos mesmos no sentido do desenvolvimento de competências 'não formais', complementares aos conhecimentos e capacitações académicas e escolares. Os objectivos preconizados pelo prémio são factores diferenciadores no mercado de trabalho, dado que contribui para o desenvolvimento das denominadas soft skills e das competências para o futuro. Este prémio desempenha um papel cada vais mais relevante como factor diferenciador pelo acréscimo de valor que aporta ao curriculum vitae dos jovens, enquanto testemunho da sua preparação para os desafios profissionais e pessoais e certificação da aquisição de competências.   Pedro Coelho, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos