Rússia marca reabertura total da ponte da Crimeia para 20 de Dezembro
As autoridades russas definiram 20 de dezembro como o dia em que a ponte Kerch, que liga a Rússia à península da Crimeia, será totalmente reaberta ao tráfego, após a explosão no início de outubro, foi hoje anunciado.
"O Governo alocou os fundos necessários para a restauração da ponte rodoviária. [...] Planeamos iniciar o tráfego em 05 de dezembro, numa das faixas, e em 20 de dezembro, por completo", anunciou o vice-primeiro-ministro russo, Marat Jusnulin, citado pela Europa Press.
Jusnulin, que se reuniu hoje com o Presidente russo, Vladimir Putin, detalhou que, atualmente, o transporte de passageiros e mercadorias nos dois sentidos é realizado apenas pelas faixas da margem esquerda.
A ponte de Kerch foi palco, na madrugada de 08 de outubro, de uma enorme explosão atribuída a um tanque de combustível que estava a ser transportado por via-férrea e que destruiu parte da infraestrutura, conforme relatado pelas autoridades russas.
A ponte, também conhecida simplesmente como Ponte da Crimeia, é considerada uma importante rota de abastecimento logístico para as forças russas naquela península e no sul da Ucrânia, ocupada por Moscovo.
A estrutura, com 19 quilómetros de extensão, inclui uma via de transporte ferroviário e uma autoestrada.
Inaugurada por Putin em 2018, trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes da península desde sua anexação à Rússia, em 2014.