Madeira

Começa hoje na Madeira uma campanha de incentivo à reciclagem

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A Secretaria Regional do Ambiente promoveu uma campanha que pretende incentivar à reciclagem e esclarecer as maiores dúvidas da população sobre o que pode ser reciclado.

Esta campanha é composta pro seis anúncios diferentes, cada um deles focado em um circuito de reciclagem, nomeadamente: embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro, pilhas, medicamentos, equipamentos eléctricos e óleo alimentar. Cada um dos seis anúncios terá a duração de 30 segundos.

A principal característica desta campanha é identificar as melhores práticas de reciclagem, mas também identificar o que não deve ser feito, de forma a evitar a inviabilização dos processos.

A nossa experiência dá-nos muita informação sobre os principais erros cometidos nas práticas de reciclagem. A população quer participar, mas por desconhecimento ou má informação, a sua participação nem sempre se concretiza da forma mais correta, comprometendo o sucesso da operação. Sentimos ser obrigação da Secretaria, dotar a população da melhor e mais completa informação, recorrendo a um meio de massas que permitisse alcançar o maior número possível de pessoas Susana Prada, secretária regional de Ambiente.

De forma a chegar a toda a população, esta campanha estará, também, em formato web, alcançando assim as camadas mais jovens.

Os anúncios que serão exibidos, a partir de hoje, são protagonizados por madeirenses que desde logo aceitaram abraçar este desafio.  Recorrendo a um tom humorístico, foram criadas situações que, embora não sendo possível de acontecer na realidade, facilmente transmitem a mensagem.

“É sempre mais fácil chegar às pessoas recorrendo a momentos divertidos, muitas vezes inusitados, mas que por essa razão nos ficam na memória. É também uma forma de promover o diálogo entre família e amigos, que acabam por comentar o que viram e, assim, fazer chegar a mensagem a mais pessoas”, comenta Fábio Duque Francisco, realizador da Shortfuse, agência responsável pela criatividade e produção dos anúncios.

O pedido inicial da secretaria regional foi o mote para a ideia criativa. Recuperar a ideia de uma campanha exibida nos anos 1980, que faz hoje parte da memória colectiva dos madeirenses. Nessa campanha, também dedicada a questões ambientais, eram recriadas situações reais de comportamentos certos e errados. Talvez os mais novos não saibam, mas daí advém a expressão:' Assim Sim, Assim Não'.

“A comunicação simples e objectiva é sempre a mais eficaz. Já pedimos tanto às pessoas em matéria de reciclagem, que o mínimo que podemos fazer é simplificar a mensagem, de modo a que a sua participação se faça com o menor esforço”, conclui a Susana Prada.