Madeira

EBS Gonçalves Zarco viaja até à Turquia ao abrigo do ERASMUS+

O próximo encontro decorrerá no mês de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

None

A mobilidade pertencente ao Projeto Heritage on Stage decorreu, no final do mês de outubro, na cidade de Adana, no sul da Turquia, a quarta maior cidade do país. O projeto resulta de uma parceria com outros cinco países, Turquia, Roménia, Itália, Bulgária e Croácia, tendo como principais objetivos a valorização do património e a preservação do contexto cultural e artístico, como herança dos nossos antepassados.

Além da troca e partilha de experiências, os alunos e professores participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura, a história, os monumentos, a música e as tradições desta região turca.

As atividades dinamizadas distribuíram-se pelas cidades de Adana, Capadócia e Hatay. Na cidade de Adana, os participantes visitaram a Sabanci Central Mosque, uma das maiores mesquitas da Turquia; a Stone Bridge, a mais antiga ponte construída, no período romano, e que ainda hoje continua ativa, a Varda Bridge, a famosa ponte onde foi realizado um dos filmes da série James Bond. Na região da Capadócia, puderam observar as formas geológicas características deste local, as igrejas rupestres, as cidades subterrâneas, bem como o Museu ao Ar Livre, em Goreme. Por sua vez, na cidade de Hatay, conheceram o Museu Arqueológico, onde está patente uma das mais ricas coleções do mundo de mosaicos romanos e, ainda, a Igreja de São Pedro, conhecida como a primeira Igreja Católica do Mundo.

Além das atividades culturais, houve também tempo para os alunos participarem em workshops de caligrafia, de cerâmica, da arte Ebru, de joalharia e de danças tradicionais turcas. A cultura foi também vivenciada através da maravilhosa doçaria e gastronomia que a região apresenta, destacando-se o Kebab, como um dos melhores da Turquia.

Cada escola parceira teve a oportunidade de apresentar os trabalhos de investigação realizados no âmbito do projeto, alusivos a danças e músicas tradicionais de cada país participante.

O próximo encontro decorrerá no mês de fevereiro, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.