Madeira

PCP lamenta fecho de posto da PSP em Santo António

None

A CDU desenvolveu, hoje, uma iniciativa política na freguesia de Santo António, no concelho do Funchal, onde criticou a "destruição de meios de prevenção da criminalidade".

Nesta iniciativa da CDU, Edgar Silva lembrou que, no centro daquela freguesia, existiu um posto da PSP, entretanto desactivado.

"Já existiu bem antes, e foi reaberta até 2018 uma esquadra da PSP para garantir um policiamento de proximidade, para a promoção da segurança, paz e tranquilidade públicas e prevenção da criminalidade. Inesperadamente, os governantes desmantelaram aquele projeto e afastaram a PSP daquele trabalho de promoção de um ambiente de maior segurança pública", expôs o dirigente comunista, defendendo que "a instituição policial poderia encontrar-se mais próxima da comunidade, procurando resolver e prevenir os crimes, assim como os demais problemas sociais em conjunto com a mesma".

"Como a realidade o demonstra através da crescente insegurança experimentada pelas populações, erradas políticas impostas pelo PS e pelo PSD conduziram ao desmantelamento de meios fundamentais para a prevenção da criminalidade", insistiu apontando baterias aos adversários políticos.

Para Edgar Silva "era possível uma nova forma de policiar, voltada para a proximidade social, mais visível e eficiente, procurando melhorar o nível de qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, o PS, através das decisões do Governo da República, e o PSD, nas políticas da Região, não o têm permitido, sendo co-responsáveis pela insegurança que se alastra", acrescentou.