CMF lança campanha gratuita de recolha de 'monstros'
Primeiras recolhas começam sábado em São Martinho e no Imaculado
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) realiza, uma vez mais, a campanha gratuita de recolha de 'monstros', objetos volumosos que, pelas suas características, não podem ser recolhidos pelos meios habituais de recolhas de resíduos, sendo disso exemplo, móveis, colchões, máquinas de lavar roupa, frigoríficos, fogões, entre outros, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
Dado o aumento da produção de resíduos na quadra natalícia que se avizinha e de forma a garantir uma maior proximidade com a população, a CMF achou por bem realizar uma vez mais esta campanha. Os munícipes deverão contactar as respetivas Juntas de Freguesias para a devida inscrição, de modo a solicitar a recolha dos monstros na sua residência.
Esta iniciativa, visa a promoção das boas práticas de cidadania e o respeito pelos equipamentos e espaços públicos.
Esta é já a terceira campanha que esta nova vereação da Câmara Municipal do Funchal está a realizar pelas freguesias do concelho. As recolhas de 'monstros' acontecem sempre aos sábados, sendo que a primeira começa já, neste sábado, em São Martinho e no Imaculado Coração de Maria.
Em Dezembro e no primeiro sábado do mês, dia 3, portanto, a recolha far-se-á nas freguesias de Santo António e São Pedro, sendo que no sábado seguinte, 10 de Dezembro será a vez de São Roque, Monte e Santa Luzia, terminando esta campanha, no dia 17 de Dezembro, com São Gonçalo e Santa Maria Maior.
Relembramos que o Município do Funchal tem ao dispor dos munícipes um serviço de remoções a pedido. O custo deste serviço é de 15,10€ por cada 15 minutos, sendo que, no caso das empresas, este custo passa a ser de 26,42€.
Também é permitido que os munícipes possam, igualmente, entregar este tipo de resíduos de grandes dimensões, de modo gratuito, na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal, de segunda a sábado, das 08h00 às 22h00.
Mais se informa que o abandono de monstros na via pública é punível com uma coima variável de 50 a 250 euros, de acordo com o Regulamento de Resíduos Sólidos e Comportamentos Poluentes do Funchal.