Madeira

Quatro milhões para reabilitar praça no Caniço Shopping e Praia das Palmeiras

Santa Cruz aprovou, hoje, o Orçamento Municipal para 2023

None

O executivo municipal de Santa Cruz aprovou hoje, o Orçamento para 2023, num valor de 28,1 milhões de euros. 

As principais apostas anunciadas em termos de investimento serão: "a requalificação urbana, na qual se destaca a reabilitação da Praça em frente ao Caniço Shopping, no valor de dois milhões de euros, e a requalificação da Praia das Palmeiras, num investimento de dois milhões", anunciou Filipe Susa citado em nota de imprensa.

"O orçamento tem o valor de 28,1 milhões de euros, mas atingirá o valor global final de 38 milhões de euros, quando em Janeiro for acrescentado o saldo de gerência, as transferências do Orçamento de Estado e o empréstimo que a autarquia pretende contrair para investimento", explicou o autarca, sublinhando que "este é o maior orçamento real que Santa Cruz já teve na sua história financeira".

Além das obras já mencionadas, a autarquia vai canalizar verbas para a rede vária e ambiente, "nomeadamente no combate às perdas de água, com valores superiores a dois milhões de euros". Previsto está também o reforço das transferências de capital para as juntas de freguesia.

Filipe Sousa destaca, ainda, a "aposta na área social", destacando que "além dos programas de apoio social que estão já em curso, estão previstos dois novos programas", um para o apoio ao pagamento de prestações com a habitação e outro para o pagamento das creches.

"Nesta área social, há um reforço de 600 mil euros. Isto porque se prevê que as famílias possam ser prejudicadas pelo aumento da inflação e das taxas de juro, daí o reforço das medidas sociais”, sustentou.

Na mesma óptica, o município já decidiu não fazer repercutir na factura da água cobrada pela autarquia os aumentos anunciados pelo Governo Regional, através da ARM, no fornecimento de água potável em alta. 

“O presente orçamento será executado num ano que exigirá de todos nós responsabilidade e empenho, por forma a não comprometermos a dinâmica de investimento que temos vindo a implementar, mas também a não esquecermos que 2023 será um ano difícil para muitos, com a subida da inflação, dos preços, das prestações bancárias e com todos os problemas sociais a ela associados, nomeadamente com a quebra do poder de compra das famílias e com o rombo nos já parcos e contados orçamentos familiares”, assumiu o autarca.

A proposta de Orçamento foi aprovada na reunião semanal do executivo, apenas com os votos dos eleitos pelo JPP.