Artigos

O papel social do Professor

A Educação, no seu sentido lato, enquanto sistema de formação e transformação de pessoas, por processos de desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, implica-nos, enquanto professores, diretamente. Isto porque, os professores e educadores são profissionais de Educação e, por isso, têm responsabilidades acrescidas em relação aos demais profissionais de outras áreas.

E os professores sentem e exercem essa responsabilidade profissional. Porém, o desânimo ou o cansaço pode distrair-nos do nosso compromisso social. Pois. Os professores não têm apenas responsabilidade profissional. Nós, professores não podemos despir-nos do nosso dever para com os alunos, particularmente em relação àqueles que apresentam caraterísticas de maior carência e, por maior ordem de razão, àqueles que frequentam as escolas públicas, pois somos agentes educativos com responsabilidades atribuídas pelo Estado.

Não podemos ser indiferentes, na nossa ação educativa, às crianças e jovens que estão em desvantagem social e económica. Por exemplo, quando um docente propõe um trabalho de casa que requer um certo nível de acompanhamento ou equipamento em casa, sem atender às condicionantes do aluno, está a suscitar uma situação de desigualdade social. A nossa ação na Escola não é uma ação individual e individualista. É, ou deve ser, uma ação coletiva e solidária que pressupõe diversos atores focados num objetivo comum.

Se a Escola é um lugar político, como o diz a Professora Amélia Lopes (Un. Porto), a Escola é, então, um lugar onde se procura respostas para os desafios que são colocados no seu seio. Não quero com isto dizer que os professores devem assumir o papel e a responsabilidade da instituição educativa. Isso nunca e, na verdade, assumem esse papel mais do que deveriam. Porém, também não se podem colocar de parte, indiferentes àquilo que os rodeia e os interpela.

Os professores devem assumir de fora consciente e intencional o seu papel transformador da sociedade, começando em cada indivíduo que tocamos. A importância e o impacto de um professor não se esgotam na sala de aula; estende-se até à sociedade nas mãos de cada jovem que nós ajudámos a formar.

Por isso, colegas, nunca duvidem da nossa capacidade para mudar e melhorar o Mundo.