Abertas as candidaturas para o licenciamento da captura da Gamba-da-Madeira
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou, esta tarde, que já estão abertas as candidaturas para o licenciamento da captura da Gamba-da-Madeira.
“Fechamos hoje o processo de um projecto que começou a ser produzido pela Direção de Pescas da Madeira no sentido de estudar o potencial de aproveitamento desta gamba”, disse, elucidando que se trata de um "produto que é diferenciado, de qualidade e que gere valor acrescentado” na linha de mercado e na restauração madeirense e que, de acordo com o estudo realizado pelo Governo Regional, poderá gerar cerca de meio milhão de euros por ano.
Com as suas características específicas, a Gamba-da-Madeira é apanhada sobretudo na zona sul da Região, a 200 e 350 metros de profundidade, sendo a sua pescaria efectuada com recurso a covos flutuantes.
"Por ano podem ser capturadas cerca de 15 a 20 toneladas com um período de defeso que se inicia a 1 de Abril e termina em Setembro", afirmou o governante, explicando ainda que, neste momento, a ideia passa por dar a "provar" este marisco aos sectores da cadeia da restauração, no sentido de viabilizar a sua comercialização. "Devido à sua alta qualidade pode ser vendida a preços mais altos e podemos certificá-la como uma marca Madeira", disse, reforçando que acredita que os armadores vão mostrar interesse em obter o licenciamento para este produto.
Ao final desta tarde, no restaurante 'Beerhouse', decorreu uma acção promocional sobre o projecto ‘Gamba-da-Madeira’, que visa dar a conhecer este marisco presente nos mares da Região a chefs madeirenses e a industriais do sector, e que brevemente estará também disponível no mercado regional.