UMa aborda conceito estratégico de Defesa Nacional
'Economia de Defesa' é o tema da sessão apresentada hoje no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), um evento que se insere no ciclo de eventos 2022 'Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional'.
Esta é uma das sete sessões que percorrem diversas instituições do país que visam abordar as políticas públicas de defesa e de segurança.
A directora do Instituto de Defesa Nacional, Isabel Ferreira Nunes, explicou que a instituição trabalha há mais de duas décadas na reflexão estratégica sobre a economia na defesa, onde pretende "desenvolver um apoio ao reconhecimento e um melhor espírito de cooperação e de transparência, mas também num complemento na matéria de acções em três eixos".
Em primeiro lugar desenvolvendo conhecimento sobre a economia de defesa, em segundo fomentando acções em parceria com a idD Portugal Defense. Em terceiro acções de cooperação com a Eurodefense- Portugal." Isabel Ferreira Nunes, directora do Instituto da Defesa Nacional
"Para os países importadores como é o caso de Portugal isto significa dependência tecnológica e elevados gastos em equipamento militar que exigem contrapartidas muitas vezes contratualizadas, mas nem sempre cumpridas", explicou.
O programa vai prosseguir com a intervenção de António Figueiredo Lopes, presidente da Eurodefense - Portugal, subordinada ao tema 'A dimensao estratégica das Indústrias de Defesa'.