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Seguro de habitação

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Assim, encontrou a casa dos seus sonhos na Madeira e começou o processo de tomada de posse. Encontrou um advogado, um fornecedor de hipotecas, e está pronto para assinar a escritura com o Notário.

A próxima coisa a considerar é o Seguro de Proprietários de Imóveis. Neste guia, vamos explicar as opções disponíveis na Madeira e como obter cobertura.

Na maioria dos casos, ser-lhe-á exigido um seguro de habitação, bem como um seguro de vida para contrair um empréstimo contra a sua nova propriedade. Deixar a sua propriedade aberta a riscos, tais como incêndio ou roubo, pode ter sérias implicações financeiras se não estiver coberto. Na Madeira, tal como no resto da Europa, existem muitas opções disponíveis para os seguros de habitação e de vida, dando-lhe paz de espírito em caso de imprevisto. Estas apólices podem cobrir a sua nova casa e o seu conteúdo.

Seguros de Habitação na Madeira e em Portugal - O básico

O seguro residencial em Portugal e na Madeira não é obrigatório para todos. No entanto, terá de subscrever uma apólice que proporcione o nível mínimo de cobertura se comprar um imóvel e contrair uma hipoteca com um mutuante português para o financiar.

O Seguro de Casa em Portugal é normalmente vendido como um produto individual, conhecido como Seguro de Casa e existem três níveis de cobertura disponíveis:

·         Cobertura básica - O nível mínimo de cobertura, Seguro de Crédito Hipotecário, que protege o mutuante.

·         Cobertura média - O Seguro de Habitação, que protege a sua casa e o seu conteúdo.

·         Seguro de Crédito ou Seguro de Vida a Termo, para o proteger a si e à sua família caso não consiga efetuar o pagamento da sua hipoteca.

Como com todos os seguros em Portugal, a ASF, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) regula o seguro de habitação em Portugal.

Companhias de seguros de habitação em Portugal

Existem muitas companhias de seguros em Portugal, e a maioria delas vende seguros de habitação e de conteúdo. Algumas das maiores e mais respeitáveis companhias incluem:

·         Ageas

·         Allianz

·         Fidelidade

·         Santander

·         Zurique

O seu Fornecedor Português de Hipoteca pode também oferecer-lhe um Seguro de Habitação e Conteúdo juntamente com o seu empréstimo, que pode revelar-se mais barato do que utilizar um fornecedor de terceiros, mas não é obrigado a subscrever uma apólice do seu fornecedor.

Posso assegurar a minha propriedade na Madeira com um prestador de seguros do meu país de origem?

Sim, pode utilizar um seguro do estrangeiro na Madeira, mas apenas se a apólice especificar a cobertura noutros países, incluindo Portugal. Existem apólices destinadas a ex-pats que oferecem cobertura global para os seus bens, no entanto, se financiar a sua casa com um fornecedor de hipotecas português, podem especificar que deve ser com uma companhia regulada pela ASF em Portugal.

Seguro de Habitação

O seguro de casa, ou seguro de edifício, é conhecido como Seguro de casa na Madeira e em Portugal e divide-se em duas categorias:

·         Seguro de Incêndio - este é o nível mínimo de seguro para compradores que financiam a sua compra com uma hipoteca. A cobertura inclui danos de incêndio, e a maioria das apólices também cobre inundações, tempestades, e danos elétricos.

·         Seguro Multirriscos (Seguro Multirriscos) - Cobertura alargada e abrangente. Tipicamente uma apólice adaptada às necessidades de um indivíduo e pode incluir cobertura de responsabilidade pública, cobertura de conteúdos, proteção jurídica, proteção contra sismos, e o custo de alojamento alternativo no caso da sua casa se tornar inabitável.

Muitas companhias de seguros em Portugal vendem apólices adicionais que o cobrem para riscos específicos. Estes podem incluir seguro de condomínio para apartamentos e edifícios comunais, e seguro de trabalhadores domiciliários para quem gere um negócio a partir de casa.

Seguros de conteúdo

Se procura uma apólice para segurar os seus bens, Seguro de Conteúdo, Seguro de Conteúdo Doméstico, protege os seus bens móveis de danos e roubos.

Na maioria das apólices, o conteúdo da sua casa é protegido contra danos acidentais e roubo. Estão disponíveis apólices autónomas que podem oferecer mais proteção, por isso verifique o valor da proteção com o seu fornecedor antes de assumir um compromisso. 

Se estiver a alugar uma propriedade na Madeira antes de comprar, poderá querer subscrever uma apólice separada de conteúdos, a menos que o seu senhorio tenha uma apólice alargada que cubra os pertences dos seus inquilinos.

Se subscrever um seguro de conteúdos em Portugal, pode geralmente escolher o seu nível de cobertura. Os pacotes básicos podem cobrir incêndio, tempestade, e danos elétricos, bem como roubo. No entanto, preste atenção às exclusões comuns pelas quais poderá ter de pagar um suplemento. Estas incluem danos devidos a negligência, como deixar as torneiras abertas quando sai, ou incêndio causado por uma vela/produto elétrico deixado sem vigilância. Outra exclusão são os defeitos do fabricante do produto (pelos quais o fabricante é normalmente responsável). Geralmente, o desgaste dos seus produtos não é coberto pelo seu seguro.

Os artigos abrangidos pelas políticas básicas incluem mobiliário doméstico, vestuário, joalharia e artigos elétricos. As exclusões comuns que podem ser cobertas por um prémio mais elevado incluem:

·         Objetos de valor, tais como arte rara

·         Artigo com um valor superior a 2.500 euros

·         Artigos tais como mobiliário de jardim e churrascos deixados no exterior da propriedade

Quando apresenta um sinistro, a sua seguradora pagará normalmente pela substituição ou reparação dos bens cobertos pela apólice, na sequência de uma investigação.

Seguro de responsabilidade civil

Seguro de Responsabilidade Civil, (Seguro de Responsabilidade Civil), é muitas vezes uma característica do Seguro Multirriscos. Este nível de cobertura não é um requisito obrigatório, mas, muitas pessoas optam por incluí-lo na sua cobertura. Está também disponível como apólice autónoma de muitos fornecedores.

O seguro de responsabilidade civil destina-se a proteger contra lesões e danos a terceiros e à sua propriedade na sua casa, ou na sua propriedade. Estes podem ser hóspedes ou visitantes, ou empreiteiros que trabalhem na sua casa. As apólices padrões pagam normalmente a reparação/substituição de bens e custos médicos. Algumas apólices também cobrem as despesas funerárias, em caso de morte, bem como as despesas legais se alguém o levar a tribunal.

O custo das apólices de seguro de Responsabilidade Civil depende do nível de cobertura que subscreve, bem como do limite que coloca à cobertura. As apólices começam por cerca de 25 a 30 euros por ano e cobrem-no pelo valor de 50.000 euros. Uma cobertura mais elevada até ao montante de 250.000 euros custa normalmente 50 euros ou mais por ano.

Quais são os custos para o seguro residencial na Madeira?

O custo do seguro ao domicílio na Madeira depende de uma série de fatores. Estes incluem:

·         O tipo de propriedade que deseja segurar

·         Tamanho do seu imóvel

·         A localização do imóvel

·         O valor avaliado e o estado dos seus bens

·         Quer seja a sua residência principal ou secundária (pode ser mais caro o imóvel está vago por longos períodos)

·         O seu histórico pessoal de reclamações

·         Nível de cobertura de seguro necessário

Políticas simples começam em cerca de 80 euros por ano, enquanto as políticas multirriscos começam em cerca de 100 euros por ano. Por uma propriedade grande e mobilada, pode esperar pagar cerca de 400 euros por ano pela cobertura multirriscos.

Muitos seguradores têm uma calculadora online onde pode obter um orçamento com base nas suas circunstâncias, permitindo-lhe obter uma estimativa de múltiplos fornecedores antes de decidir.

Escolher uma apólice de seguro residencial - O que procurar

Ao escolher uma apólice de seguro residencial, deve considerar todos os vários fatores em vez de optar apenas pelo negócio mais barato do mercado. As coisas a considerar incluem:

·         Existe um bónus de não reclamação que pode acumular, e pode baixar os prémios pagando uma franquia ou uma franquia de seguro?

·         Verifique as exclusões de apólices. Certifique-se de que tudo o que precisa está coberto e evite pagar um extra pela cobertura que não é necessária.

·         Faça a sua pesquisa e verifique o feedback dos clientes para ver como a empresa se comporta na entrega de produtos e tratamento dos seus clientes

·         Quão simples é o processo de reclamação? O que é necessário quando se apresenta uma reclamação e quanto tempo se pode esperar para ser reembolsado.

·         Existem outros incentivos financeiros ou de oferta oferecidos com a sua apólice?

·         Quais são os valores éticos da empresa? Como é que a empresa pontua em termos de ética, sustentabilidade, e responsabilidade social corporativa (RSE)? Pode verificar as classificações de desempenho em sites como o CSR Hub e EcoVadis.

Candidatar-se ao seguro do seu proprietário na Madeira

Cada companhia de seguros em Portugal e na Madeira tem o seu próprio processo de candidatura. Pode normalmente iniciar o processo preenchendo o formulário de cotação online. Poderá então adquirir a cobertura online ou um agente entrará em contacto consigo. Naturalmente, também pode candidatar-se por telefone ou visitar a sua sucursal local.

Quando subscreve uma apólice, ser-lhe-á normalmente pedido que a forneça:

·         Dados pessoais incluindo o seu nome, data de nascimento, e morada

·         Informação sobre o imóvel que pretende segurar, incluindo o valor avaliado

·         O seu NIF, Número Fiscal Português

·         Detalhes da conta bancária

A sua apólice terá começado com o primeiro pagamento. A sua seguradora fornecerá um número de apólice único a ser utilizado em todos os sinistros e correspondência, juntamente com um pacote informativo que inclui o processo de sinistros e um formulário de sinistros. Este é-lhe normalmente enviado por via eletrónica, embora possa solicitar cópias físicas por correio.

Fazer um pedido de indemnização contra a sua apólice

A maioria dos prestadores de seguros permitem-lhe apresentar uma reclamação online através do seu portal de reclamações. O pacote informativo fornecido pela sua seguradora detalha todos os processos envolvidos, incluindo os prazos para a apresentação de um sinistro, os seus prazos previstos de entrega, bem como quaisquer requisitos específicos que deve fazer como proprietário da apólice durante o processo de sinistro.

Um gestor de reclamações dedicado será designado para o seu caso, que atuará como seu elemento de ligação durante o processo de reclamações e o informará se necessitar de qualquer informação adicional. Na maioria dos casos, as reclamações simples levam cerca de duas semanas a ser resolvidas.

Cancelamento de um contrato ou mudança da sua seguradora

O seu contrato de seguro incluirá a política de cancelamento do seu fornecedor e os seus direitos como consumidor. Qualquer das partes pode rescindir o contrato em qualquer altura se tiver uma boa razão e fornecer um período de pré-aviso, geralmente 30 ou 60 dias.

As apólices têm normalmente uma duração de um ano e podem ser pagas numa base anual ou mensal. Em alguns casos, o pagamento anual da sua apólice pode ser mais barato do que mensal. Esteja ciente de que as apólices normalmente se autorrenovam se não derem pré-aviso antes da data de fim do contrato.

Com a maioria das companhias de seguros portuguesas, tem de cancelar a apólice por escrito. Isto pode ser através de carta, e-mail, ou formulário online, dependendo dos procedimentos da companhia.

Onde apresentar uma queixa sobre o seu fornecedor de seguros?

Se precisar de apresentar uma queixa sobre a sua companhia de seguros na Madeira, contacte o departamento interno de queixas da sua seguradora por escrito. A empresa deve informá-lo do seu procedimento de reclamação quando subscrever a sua apólice.

Se não estiver satisfeito com o resultado deste processo, ou se não receber uma resposta, pode levar a sua queixa ao Provedor do Cliente das Empresas de Seguros, (Provedor do Cliente de Portugal). Em Portugal e na Madeira, todas as companhias de seguros são legalmente obrigadas a nomear um Provedor do Cliente das Empresas de Seguros, independente e externo.

Os dados de contacto estarão disponíveis no seu contrato e online. Pode levar a sua queixa ao Provedor se não tiver recebido uma resposta satisfatória da sua seguradora no prazo de 20 dias. O mediador tentará resolver a sua queixa no prazo de 30 dias. Após este período, se ainda estiver insatisfeito com o resultado, poderá dirigir-se ao serviço de reclamações da ASF.

Seguro de habitação de férias em Portugal

Portugal é um local popular para propriedades de férias, e regiões como a Madeira e Porto Santo têm grandes populações de nacionalidade inglesa. Devido a isto, muitas empresas vendem seguros de casas de férias em Portugal, adaptados aos riscos específicos de possuir uma casa de férias. Por exemplo, perda de rendimentos de aluguer ou danos a um imóvel não ocupado.

É possível procurar seguros de casas de férias junto de seguradoras regulares. Em alternativa, poderá encontrar especialistas em casas de férias no seu país de origem.

Recursos úteis

Livro de Reclamações (Livro de Reclamações) - registe a sua reclamação online

Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)

Como pode a Madeira Estate ajudar?

Para além de sermos uma equipa dedicada de agentes imobiliários, podemos oferecer mais serviços quando se mudar para Portugal. A nossa equipa experiente pode oferecer aconselhamento sobre Seguros de Habitação, bem como Formação de Empresas e ligá-lo a Consultores Fiscais e Empresariais.

Contacte hoje um membro da equipa e descubra como podemos ajudá-lo a tornar o seu sonho de se mudar para a Madeira uma realidade.

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