Governo lança campanha para promover gestão eficiente da energia na Madeira
Veja as mensagens
O Governo Regional dá início, esta segunda-feira, a uma campanha de sensibilização para a necessidade de poupar energia, utilizando-a de uma forma mais eficiente e racional.
Com o mote 'Liga-te! Produz a tua energia', a campanha lançada pela Secretaria Regional da Economia, através da Direcção Regional de Economia e Transportes Terrestres, "chama a atenção para pequenos gestos quotidianos que, no final do mês, poderão representar uma redução substancial de consumos e, consequentemente, de custos, não apenas para as famílias, que são, fundamentalmente, o público-alvo desta acção, mas também as empresas".
Esta campanha está também em linha com o Plano Preventivo de Poupança e Racionalização Energética para os anos 2022 – 2024, aprovado no início de Outubro, em Conselho de Governo e cujo objectivo é, precisamente, apelar a um consumo eficiente de energia.
As medidas, apresentadas pela Secretaria Regional de Economia, surgem na sequência de um grupo trabalho formado pela Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM).
As previsíveis dificuldades de aprovisionamento de gás natural, vector energético que assume relevância na produção energética regional, aliadas às metas que a Região se propôs alcançar em matérias de redução de emissão de gases de efeito de estufa, exigem que se adopte medidas adequadas à redução dos consumos de energia. No essencial, esta campanha tem por principal objectivo sensibilizar, através de uma linguagem simples, os consumidores para a necessidade e benefícios da eficiência energética, bem como desencadear mudanças comportamentais, reduzir os desperdícios ou consumos ineficientes de energia e mostrar que pequenas mudanças na rotina diária poderão resultar numa diminuição significativa de consumos e de custos, melhorando, também, a qualidade ambiental. Secretaria Regional da Economia
Entre as medidas sugeridas há a proposta de instalação de um sistema fotovoltaico, seja numa moradia ou numa empresa, a qual poderá resultar numa poupança de até 50% no consumo de energia. Além desta, há uma recomendação para a regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior, para o máximo de 19°C no Inverno e o mínimo de 25°C no Verão.
Sugere-se, ainda, que os sistemas de climatização devem permanecer desligados, quando o espaço não está a ser utilizado, assim como manter portas e janelas fechadas sempre que o sistema de climatização estiver ligado.
A par destas, sugere-se que seja desligada a iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e/ou após o horário de trabalho, assim como promover uma maior utilização de luz natural, através dos vãos envidraçados, clarabóias ou tubos de luz, reduzindo a iluminação acesa.
Outra das dicas é utilizar iluminação LED, a qual permite uma redução de até 80% nos consumos de iluminação, entre muitas outras sugestões que vão desde usar as máquinas de lavar roupa e louça com a carga completa e num programa de baixa temperatura até evitar o uso da máquina de secar roupa, instalação de bombas de calor, entre outras.