Rita Andrade destaca trabalho "incansável" das 11 CPCJ na Região
Governante marcou presença na iniciativa organizada pela Comissão Protetora de Crianças e Jovens (CPCJ) de Machico
Rita Andrade assinalou, esta sexta-feira, o 33.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças no Parque Desportivo de Água de Pena e marcou presença na iniciativa organizada pela Comissão Protetora de Crianças e Jovens (CPCJ) de Machico que juntou 250 crianças das escolas do concelho, uma forma de também dar os parabéns à instituição que comemora hoje 19 anos de existência.
A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania destacou o trabalho "incansável e diário das onze CPCJ da Região, que actuam não apenas como entidades sinalizadoras de situações de perigo, intervindo de imediato na denúncia das situações, mas também como entidades que desenvolvem acções de promoção dos direitos das crianças e de prevenção das situações de perigo”.
Oportunidade para a governante enumerar algumas das medidas de protecção de crianças e jovens que têm sido desenvolvidas pelo Governo Regional, nomeadamente o Plano Regional para a Infância e Juventude e a criação da Coordenação Regional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens da Madeira.
Duas medidas que garantem mais um passo na proteção das nossas crianças e jovens, que representam o futuro da nossa Região. Para que possam crescer seguras e protegidas, com direito à educação e desenvolvimento integral de todas as suas potencialidades, que são infinitas. Rita Andrade
Sobre o aniversário da CPCJ de Machico, a governante endereçou os parabéns à presidente, Márcia Góis, e a todos os elementos da instituição pela organização desta iniciativa que juntou, ao longo do dia, cerca de 250 crianças das escolas de Machico. “É para vós e por vós que aqui estamos hoje”, concluiu Rita Andrade que se fez acompanhar pela recém-empossada vice-presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira, Emília Alves.
As actividades incluíram provas de orientação, jogos alusivos à extinção de incêndios, com recurso à autoescada dos bombeiros, pintura de um pilar com a temática dos direitos das crianças e demonstrações com a equipa cinotécnica da GNR, que fizeram as delícias dos mais novos.