ANA e ANAC desconhecem novidades sobre equipamentos no aeroporto da Madeira
Dossier está nas mãos da NAV que deve de abrir hoje propostas submetidas ao concurso público internacional
Os novos instrumentos de navegação que vão garantir uma melhor operacionalidade no Aeroporto da Madeira ainda não estão no radar da ANA Aeroportos e do regulador ANAC. Durante o 33.º Congresso da AHP, que decorre desde quarta-feira em Fátima, um congressista questionou os oradores do painel ‘Wings of change’, - que contou com presença a vogal da Administração da ANAC, Ana Vieira da Mata, do CCO da ANA Aeroportos, Francisco Pita e do Director da RENA, António Portugal – sobre as novidades que tardam a esse nível.
Ora, nem a ANAC, nem a ANA souberam responder à questão, por manifesta falta de dados de um dossier que está nas mãos da NAV e que decorre do concurso público internacional para a aquisição dos equipamentos Radar de Banda X e Lidar no Aeroporto Internacional da Madeira, com um custo estimado de 3,5 milhões de euros, de modo a dar um contributo muito significativo para a melhoria da operacionalidade desta infraestrutura de tão grande relevância para a Região.
Foi em 2021 que um grupo de trabalho criado pelo Governo da República concluiu, entre outros aspectos, ser fundamental a aquisição dos dois equipamentos de radar que permitem uma medição mais precisa dos ventos, contribuindo para a melhor operacionalidade do aeroporto, frequentemente afectada por essa razão.
Um processo que segundo o DIÁRIO apurou deverá ter ainda hoje novos desenvolvimentos, com abertura das propostas que participaram no concurso público.