ANA e ANAC desconhecem novidades sobre equipamentos no aeroporto da Madeira
Dossier está nas mãos da NAV que deve de abrir hoje propostas submetidas ao concurso público internacional
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Os novos instrumentos de navegação que vão garantir uma melhor operacionalidade no Aeroporto da Madeira ainda não estão no radar da ANA Aeroportos e do regulador ANAC. Durante o 33.º Congresso da AHP, que decorre desde quarta-feira em Fátima, um congressista questionou os oradores do painel ‘Wings of change’, - que contou com presença a vogal da Administração da ANAC, Ana Vieira da Mata, do CCO da ANA Aeroportos, Francisco Pita e do Director da RENA, António Portugal – sobre as novidades que tardam a esse nível.
Ora, nem a ANAC, nem a ANA souberam responder à questão, por manifesta falta de dados de um dossier que está nas mãos da NAV e que decorre do concurso público internacional para a aquisição dos equipamentos Radar de Banda X e Lidar no Aeroporto Internacional da Madeira, com um custo estimado de 3,5 milhões de euros, de modo a dar um contributo muito significativo para a melhoria da operacionalidade desta infraestrutura de tão grande relevância para a Região.
Foi em 2021 que um grupo de trabalho criado pelo Governo da República concluiu, entre outros aspectos, ser fundamental a aquisição dos dois equipamentos de radar que permitem uma medição mais precisa dos ventos, contribuindo para a melhor operacionalidade do aeroporto, frequentemente afectada por essa razão.
Um processo que segundo o DIÁRIO apurou deverá ter ainda hoje novos desenvolvimentos, com abertura das propostas que participaram no concurso público.