Madeira

“Futuro dos Oceanos anda de mão dada com o das crianças”, diz Teófilo Cunha

Projecto 'Escola Azul' levou 85 jovens e menos jovens ‘marinheiros’ numa viagem de observação de cetáceos.

None

Numa manhã bem passada, com bom tempo e bom vento, alunos de 17 escolas da Região e um grupo de utentes da Universidade Sénior da Ribeira Brava, partiram na manhã desta quinta-feira à descoberta de cetáceos.

A viagem, integrada no projecto 'Escola Azul', promovido pela Secretaria Regional do Mar e Pescas, através da Direção Regional do Mar, reuniu cerca de 85 pessoas, a bordo do catamarã 'Sea Nature'.

É muito gratificante presenciar o entusiasmo de todas estas crianças em relação ao mar e à vida marinha. O futuro dos oceanos anda de mãos dadas com o destas crianças. Por isso, é muito importante esta consciencialização que estamos a fazer no presente Teófilo Cunha, secretário regional do Mar e Pescas

O passeio, que permitiu o avistamento de um grupo de baleias e de golfinhos, levou a ‘tripulação da Escola Azul até algumas milhas da costa, fazendo, no regresso, algumas paragens para a recolha de algum lixo que as crianças foram sinalizando no mar.

“São pequenas acções de sensibilização. Gestos simples, mas que têm grande significado e vão reforçar a sensibilidade que estas crianças já têm para a necessidade de preservar os oceanos”, considerou Teófilo Cunha, com a directora regional do Mar, Mafalda Freitas, a complementar: “A forma como estes alunos se envolvem na Escola Azul, a curiosidade e a disponibilidade que têm para o mar e a para a sua diversidade, é muito gratificante e um bom sinal para o futuro”.

O Programa Escola Azul é um projecto do Ministério do Mar, que na Região envolve 43 estabelecimentos de ensino, promovendo aprendizagens fora da sala de aula, através de acções práticas no exterior. Desportos náuticos, limpezas de praias e exposições temáticas são algumas das actividades desenvolvidas.

Ao longo desta semana, aproveitando o Dia Nacional do Mar que se assinalou no dia 16 de Novembro, a Direção Regional do Mar promoveu uma séria de iniciativas que levou a várias escolas, algumas palestras sobre esta temática. Esta sexta-feira, na Escola Secundária Francisco Franco, o tema é ‘Do Mar à Mesa’, depois de ao longo da semana se ter falado de 'Lixo Marinho e Biodiversidade Marinha na Madeira', também na Escola Francisco Franco; de 'Peixes da Madeira' na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia; e de 'Microplásticos e Lixo Marinho' no Centro Cultural John dos Passos (Ponta do Sol).