Desporto

Favoritas confirmam credenciais em dia longo

None

Sem problemas de maior e com uma enorme acuidade, as jogadoras mais cotadas presentes nesta 3.ª edição do Madeira Ladies Open conseguiram o apuramento para os oitavos de final, destacando-se o triunfo da alemã Lena Papadakis, primeira cabeça-de-série e 263.ª WTA, que deixou pelo caminho a suíça Valentina Ryser, por claros 6-2 e 6-0.

Em bom plano esteve igualmente a portuguesa Matilde Jorge, que, na primeira vez que esgrimiu argumentos com a holandesa Anouk Vrancken Peeters, foi mais consistente e carimbou a sua qualificação para a segunda ronda com os parciais de 6-1 e 7-6 (4). Porém, agora, a vimaranense irá reencontrar a sua irmã Francisca, num duelo que não é inédito e garante a presença de uma tenista lusa nos quartos-de-final de singulares.

Pelo caminho ficou Raquel Álvaro. A jovem algarvia ainda não tem “andamento” para se bater com tenistas como a espanhola Eva Guerrero Alvarez, que lhe aplicou um duplo 6-0.

As francesas Yasmine Mansouri e Victoria Muntean, a suíça Alina Granwehr e a holandesa Stephanie Judith Visscher também estão nos oitavos de final. Mansouri despachou a espanhola Valeria Koussenkova (6-3 e 6-1), Muntean suou para levar de vencida a norte-americana Jaeda Daniel (5-7, 6-3 e 6-3), Granwehr bateu a eslovaca Karolina Kramer (6-0 e 6-2), e, finalmente, Visscher anulou a britânica Emma Wilson (1-6, 6-2 e 7-5).

As únicas tenistas mais cotadas a cair foram a dinamarquesa Olga Helmi, quinta pré-designada, que foi surpreendida pela experiente jogadora israelita Vlada Ekshibarova (6-1 e 6-2) e a norte-americana Maria Mateas, oitava favorita, afastada pela sul-coreana Yeonwoo Ku (1-6, 6-3 e 6-4).