Madeira

Madeirenses estão a consumir mais carne e ovos

No terceiro trimestre deste ano, o gado abatido na Região cresceu 22,6%, face ao período homólogo de 2021

None

Os madeirenses estão a consumir mais proteína. Isso é o que evidencia os dados da Direcção Regional de Estatística (DREM) que indica um aumento do consumo de ovos, frango e carne de bovino a partir dos abates realizados nos primeiros nove meses deste ano.

Segundo os dados apurados pela DREM junto das empresas da Região que desenvolvem a actividade da avicultura industrial, entre Janeiro e Setembro de 2022, a produção de ovos rondou os 18,4 milhões de unidades, aumentando 8,1% em termos homólogos.

A crescer está também o abate de frango, que aumentou 3,7% face aos primeiros nove meses do ano anterior, totalizando 2.402 toneladas.

Para o período de Julho a Setembro registaram-se variações face ao mesmo período do ano precedente, de +15,7% e -9,0%, para a produção de ovos e abate de frango, respectivamente.  

Por sua vez, o gado abatido, expresso em toneladas, cresceu 13,1% em termos homólogos no cômputo dos primeiros três trimestres de 2022, variação justificada pelo incremento verificado no abate de bovino (+15%).

A variação homóloga do gado abatido para o 3.º trimestre de 2022 foi de +22,6%.