60 pessoas participaram no ‘Governo Mais Próximo’ na Ponta do Sol
Cerca de 60 pessoas estiveram presentes, ao fim da tarde de terça-feira, 15 Novembro, no auditório John dos Passos, na Ponta do Sol, com o objectivo de esclarecer questões acerca dos programas de apoio que o Governo Regional tem à sua disposição.
Esta iniciativa, ‘Governo Mais Próximo’, reúne os técnicos da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Saúde e Protecção Civil, Economia, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Equipamentos e Infraestruturas, e tem a finalidade de apresentar à população quais os apoios disponíveis nesta fase de aumento da inflação e dos preços dos bens essenciais.
“No fundo, trata-se de apoiar quem mais necessita e com critérios de selecção rigorosos”, explica Rita Andrade, observando ainda que “esta iniciativa vem ao encontro da pretensão do governo em alargar o número de beneficiários dos programas de apoio”.
Rita Andrade faz um balanço muito positivo desta iniciativa, que vai já na 16.ª sessão presencial, e destaca que um dos factores que motivou o Governo Regional a avançar com a mesma foi o de “passar a mensagem clara que o Governo Regional está atento a todos os concelhos da Região e irá continuar a apostar cada vez mais nesta proximidade, junto com as populações locais. É para isso que cá estamos, para servir a nossa população e informar quais os mecanismos de apoio que temos, consoante as necessidades de cada um”.
CRI e POAGES apoiam cerca de 200 pessoas na Ponta do Sol
A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania aproveitou a oportunidade para fazer um balanço sobre os apoios disponibilizados pela sua Secretaria, neste caso, o Complemento Regional Para Idosos (CRI) e ainda o Programa de Programa de Apoio à Garantia e Estabilidade Social (PROAGES) e fazer um apelo para que se passe a palavra, relativamente a este e outros apoios.
“Já chegámos a mais de 200 pessoas residentes na Ponta do Sol, através do PROAGES e do CRI, e queremos chegar a mais ainda. Embora com destinatários diferentes, são dois programas totalmente suportados pelo Orçamento da Região”. O Complemento Regional Para Idosos (CRI) é direccionado aos pensionistas com baixos rendimentos e o Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social (PROAGES) destina-se a famílias trabalhadoras com baixos rendimentos”.
Estas sessões presenciais vão percorrer todos os concelhos, informando e esclarecendo a população acerca dos vários apoios disponíveis, que incluem: o Programa de Apoio à Garantia da Estabilidade Social (PROAGES), Complemento Regional para Idosos (CRI), ‘Kit Bebé’, ‘+ Visão’ (apoio à aquisição de óculos com graduação para maiores de 65, crianças e jovens), Gás Solidário, Programa de Apoio à Aquisição e ao Arrendamento de Habitação (PRAHABITAR), Apoio ao Agricultor e Tarifa Social da Água e Resíduos.