Alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo no Programa Erasmus + em Cagliari
Entre os dias 6 e 13 de Novembro, duas professoras e cinco alunos da Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, participaram na terceira mobilidade do projeto R.E.A.D.Y. (Read, Enjoy and Develop Yourself), que se realizou em Cagliari, capital da ilha de Sardenha (Itália).
O propósito desta mobilidade, que se realizou na escola anfitriã IPSS Sandro Pertini (Istituto Professionale per i Servizi Socio Sanitari “Sandro Pertini”, foi sobretudo debater o cyberbullying e explorar os seus efeitos no cérebro humano, procurando melhorar o comportamento.
No primeiro dia, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas respetivas escolas e dar a conhecer os países donde eram provenientes, nomeadamente Turquia, Noruega, Letónia e Hungria. Os alunos italianos fizeram uma apresentação sobre a sua ilha e sobre a sua escola, facultando uma calorosa receção.
De seguida, todos os intervenientes no projeto tiveram a possibilidade de conhecer Il Castello, um dos quatro bairros históricos da cidade, localizado numa colina, a qual oferece uma vista magnífica ao longo do percurso entre muralhas.
No segundo dia, todos os alunos provenientes dos países parceiros rumaram a Su Nuraxi, em Buramini, o qual constitui um complexo arqueológico classificado como Património Mundial da UNESCO. Com a colaboração de um guia, todos ficaram a conhecer o Nuraghe (torre fortaleza que data da Idade do Bronze e da civilização Nuráguica), sendo permitido visitar o seu interior e explorar as salas que o compunham.
No dia nove de novembro, foram criadas equipas, constituídas pelos alunos de diferentes nacionalidades, que se dirigiram a diferentes locais da cidade, sendo que os seus guias foram alunos e professores italianos. Durante a tarde, decorreu um workshop intitulado: “Improving health behavour by exploring its effects on human brain through reading and discovering how Cyberbullying works and affects our brain”, dinamizado pela professora Francesca Cadeddu. Este workshop culminou com a realização de trabalhos de grupo e a apresentação dos mesmos.
No dia dez, todos rumaram à Costa Inglesiente. A estrada costeira permite desfrutar de uma vista magnífica do mar Mediterâneo e das montanhas. Esta viagem culmina com a vista deslumbrante da pedra Pan di Zucchero, que recebeu este nome por se assemelhar ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. Neste penhasco, encontra-se uma mina histórica: Porto Flavia, a qual foi visitada com a colaboração de um guia.
Após esta aventura, seguiu-se a visita ao Museu Arqueológico Ferruccio Barreca, em Sant` Antioco, o qual se divide em catorze secções.
No último dia, os alunos puderam descontrair e conviver na praia de Poetto. Após o contacto com o Mar Mediterrâneo, todos os elementos das diferentes comitivas dirigiram-se à escola, onde decorreu a cerimónia de encerramento. Esta incluiu a entrega dos certificados de participação na mobilidade e um jantar com as comidas típicas de Sardenha.
Esta mobilidade possibilitou que os alunos portugueses convivessem com alunos provenientes dos restantes países europeus que integram o projeto, promovendo o intercâmbio cultural e aperfeiçoando o domínio da língua inglesa.