5 Sentidos

'Gata em Telhado de Zinco Quente' estreia a 9 de Dezembro no Baltazar Dias

A apresentação da peça decorreu esta tarde no Teatro
A apresentação da peça decorreu esta tarde no Teatro, Foto CMF/André Ferreira

A peça 'Gata em Telhado de Zinco Quente', de Tennessee Williams, vai estar em palco, no Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD), entre os dias 9 e 18 de Dezembro.

Para  assinalar o 45º aniversário da Associação Teatro Experimental do Funchal (ATEF), a Câmara Municipal do Funchal (CMF) juntou-se numa coprodução no valor de 29.700 euros, na estreia absoluta deste espetáculo com a encenação de Fernando Heitor, que promete “ uma boa história” em palco, com a participação de 12 actores. 

Estão previstas 13 sessões, em diversos horários.

O presidente da autarquia do Funchal realçou, na apresentação da peça, ser objectivo do Município reforçar o orçamento da cultura  “para manter viva a área de produção cultural da cidade”, de acordo com uma nota enviada à comunicação social. 

“A CMF está apostada em valorizar os artistas e apoiar financeiramente novas produções culturais”, frisou  Pedro Calado, sublinhando, que no próximo ano, a cidade  terá uma segunda sala de espectáculos, com capacidade para 400 pessoas, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no antigo Matadouro.  

No âmbito dos apoios ao associativismo, a autarquia do Funchal aumentou, este ano, o apoio à ATEF em 30% face ao ano anterior, sendo de 8 mil euros.

A CMF apoia também o ATEF através da cedência de uma sala a título gratuito, para a apresentação de espetáculos através de um contrato de comodato.

Até 2020 passaram pelo ATEF mais de mil profissionais, desde directores artísticos, actores, encenadores, técnicos e criativos, contando com mais de um milhão de espectadores.