Seminário de Bandas homenageia hoje "dedicação e empenho" ao movimento associativo
O Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, recebe esta tarde, o Seminário de Bandas Filarmónicas das RAM.
O evento realiza-se todos os anos, através da colaboração conjunta da Associação de Bandas Filarmónicas da Madeira e da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
A sessão de abertura tem início pelas 14 horas e contará com a presença do secretário Eduardo Jesus e do presidente do município de Câmara de Lobos, Pedro Coelho.
A ocasião servirá também para homenagear músicos e dirigentes das bandas, "que se evidenciaram na dedicação e empenho ao movimento associativo", revela a organização em comunicado de imprensa.
Após a entrega de louvores, será feita apresentação pública do livro 'Associações, Democracia, e Utopias Reais', de Sérgio Pratas, que contará
com a intervenção do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Vitor Freitas.
Nesta edição, o foco será a Governação das Associações, um tema que a organização considera ser "pertinente e importante para a comunidade regional".
No primeiro painel, Sérgio Pratas, que actualmente é o presidente do Conselho Jurisdicional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e membro do Conselho Económico e Social (em representação da CPCCRD), abordará o movimento associativo e a sua governação/gestão.
No segundo painel, que será dedicado ao Associativismo Regional, vão estar representantes de associações de diferentes âmbitos. No desporto marcará presença o presidente da Associação de Natação da Madeira, Avelino Silva. A parte da cultura estará representada pela presidente da ABFRAM, Ana Baptista, pelo presidente da AFERAM, António do Vale e pelo vice-presidente da Associação Avesso. No âmbito social, vai estar presente o vice-presidente da Garouta do Calhau, António Jorge Pinto. A moderação ficará a cargo de Natércia Xavier.