Secretaria da Saúde apela à vacinação contra a gripe e a covid-19
A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil volta a apelar à vacinação contra a covid-19 e contra a gripe, como forma de protecção individual e colectiva, em especial neste período favorável ao desenvolvimento de doenças que atingem o sistema respiratório.
Através de um comunicado, a tutela considera essencial essa protecção com o aproximar do tempo frio e consequente impacto nas vias respiratórias.
"A adesão à vacinação é fundamental para reforçar a protecção da nossa saúde. A vacinação é a melhor forma de prevenção, preparando o sistema imunitário para responder de forma mais eficaz aos agentes infeciosos, prevenindo infecções, mas principalmente evitando a doença grave e a mortalidade associada a estas doenças. Limitar a disseminação destes vírus é muito importante, para evitar que a doença atinja os mais vulneráveis", podemos ler na nota enviada à comunicação social.
A SRS volta a lembrar que as vacinas (gripe e covid-19) estão disponíveis em todos os centros de saúde da Região.
No caso das vacinas contra a gripe estão disponíveis para pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, para doentes crónicos e imunodeprimidos (com 6 ou mais meses de idade); grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, entre outros grupos profissionais previamente definidos.
As vacinas contra a covid-19 estão a ser administradas a todos os interessados em receber esta protecção adicional.
"As vacinas são seguras. Proteja-se a si e aos outros!", sustentam.