Que é mais importante?
Uma sociedade humanizada ou desumanizada?
No DN de 6 de novembro de 2022, em dnotícias*pt, no Inquérito com a pergunta: “O que é mais eficaz para combater o problema crescente de insegurança na Região “, com as percentagens das respostas: 62%, Reforçar o policiamento; 14%, Implementar a videovigiláncia; 4%, Treinar a auto-defesa e 20%, Agravar penas.
Na minha observação, constato uma sociedade destituída dos valores do humanismo cristão.
O que é mais económico para uma região ou um país?
Na minha opinião é investir no ser humano: na educação; na instrução; na orientação profissional; e dar-lhes as condições para viver com dignidade e responsabilidade, tornando-os úteis á sociedade onde vive; e não como parasitas.
No mesmo dia na página 20, em Análise, escrito pelo ilustre director do DN, Dr. Ricardo Miguel Oliveira, com o título: “E os mosquitos gold não têm fim?”.
No seu preâmbulo: “Quando um instrumento de captação de investimento direto estrangeiro “corre bem” na Região, há no País quem tudo faça para que acabe mal”.
Estou de concordo com o seu ponto de análise, visto ter havido grandes investimentos nas zonas do meio rural, nas Ilhas: Madeira e Porto Santo e também nas sua cidades; contribuindo, deste modo, para o seu desenvolvimento.
É de lamentar a sua má distribuição!
José Fagundes