Maior navio a atracar no Porto do Funchal já está a caminho
'Carnival Celebration' está em viagem inaugural e chega amanhã pelas 5h30
Chega amanhã, ao final da madrugada, o maior navio que alguma vez atracou no Porto do Funchal, o recém-inaugurado 'Carnival Celebration', que irá ficar no molhe sul da Pontinha, ficando na companhia do 'Oosterdam', que mesmo assim não conseguirá apagar o brilho que este novíssimo navio trará ao Funchal.
O 'Carnival Celebration' é um daqueles que se pode apelidar de 'gigante dos mares', com capacidade para 6.500 passageiros e 2 mil tripulantes, é uma 'cidade flutuante' e um verdadeiro 'parque de diversões em alto-mar', como é norma nos navios da Carnival Corporation, a maior companhia de cruzeiros do mundo, sendo operado pela sua subsidiária de raiz a Carnival Cruise Line.
O navio vem de Vigo, a norte de Espanha, depois de ter zarpado na sua viagem inaugural desde Southampton, no sul de Inglaterra, no dia 6 de Novembro (foi a primeira vez em 20 anos que a companhia fez uma escala inaugural no Reino Unido). Depois do Funchal irá para Tenerife, nas Ilhas Canárias, pelas 16 horas, e só depois seguirá rumo a Miami onde irá iniciar cruzeiros de 8 dias na zona das Caraíbas, com preços desde 988,28 €.
O 'Carnival Celebration' teve o astronómico custo de mil milhões de dólares americanos (1.005.295.000 de euros), foi encomendado aos estaleiros navais de Meyer Turku, na Finlândia, foi concluído em Janeiro do ano passado, mas só quase dois anos depois, foi entregue pronto a operar. Mede 345 metros de comprimento e 42 metros de largura, pesando 180 tonelagens de arqueação bruta e é movido a gás natural liquefeito (GNL).
Nos seus 19 decks ('andares') há a destacar a montanha russa, a primeira atracção do género num navio de cruzeiro e que permitirá viagens a 64 km/hora, na parte superior, além de um parque aquático e um centro desportivo, entre tantas outras actividades possíveis a bordo. Em termos de acomodações, além de cabines normais, destacam-se as 180 suites de 11 diferentes categorias e valor.
Curiosamente, este navio vai bater o anterior recorde no Porto do Funchal, estabelecido há precisamente 13 meses, com o 'Iona', navio esse com menos um metro de comprimento, mas muito menos passageiros. Há um ano escrevíamos: "O maior navio que alguma vez atracou no Porto do Funchal, o novíssimo 'Iona', chega na quarta-feira pelas 7 horas, ocupando seguramente uma boa parte da Pontinha, muito provavelmente no Cais 2, que tem 425 metros de comprimento, tendo o navio 344 metros. A bordo viajam desde Southampton 3.826 passageiros, maioritariamente (+90%) cidadãos britânicos, servidos por 1.608 tripulantes, alguns dos quais portugueses."
'Iona', o maior navio a escalar o Porto do Funchal, traz 3.826 passageiros
O maior navio que alguma vez atracou no Porto do Funchal, o novíssimo 'Iona', chega na quarta-feira pelas 7 horas, ocupando seguramente uma boa parte da Pontinha, muito provavelmente no Cais 2, que tem 425 metros de comprimento, tendo o navio 344 metros. A bordo viajam desde Southampton 3.826 passageiros, maioritariamente (+90%) cidadãos britânicos, servidos por 1.608 tripulantes, alguns dos quais portugueses.
Agora, este navio, de acordo com informação da autoridade portuária de Vigo, o navio chegou (e foi recebido pelas autoridades locais) com 4.575 passageiros, na sua maioria americanos e britânicos, e 1.808 tripulantes. Ou seja, acreditando que o navio vem com o mesmo número de passageiros que irão fazer a viagem transatlântica, o "Carnival Celebration' chega cá com pouco mais de 70% da capacidade de passageiros e cerca de 90% da tripulação.
Resta notar que durante a sua estadia, o navio irá receber a bordo as entidades competentes para a habitual cerimónia de boas-vindas, como é tradição nos portos. A escala, que não estava na listagem habitual divulgada pela APRAM, foi incluída à 'última-hora', provavelmente depois de confirmada a data e o itinerário inaugural. O navio celebra os 50 anos da Carnival Cruise Line.