Madeirense Rafael Santos lidera selecção nacional de futebol de rua em Mundialito
Já são conhecidos os atletas portugueses que irão integrar a Seleção Nacional no Mundialito de Futebol de Rua (HWC) que decorre em Madrid, nos próximos dias 12 e 13 de novembro.
A Seleção Nacional será composta por oito jogadores que participaram na Edição de 2022 do Torneio Nacional de Futebol de Rua, que decorreu em Beja de 21 a 23 de outubro. A acompanhar os atletas estará a equipa técnica, que conta com o Selecionador Nacional, Bruno Seco (Selecionador Nacional desde 2011), o Team Manager Rafael Santos, que também é secretário-geral e Gabinete Técnico da Associação da Madeira de Desporto para Todos, além do coordenador do Projeto Futebol de Rua, Gonçalo Santos e Nuno Rodrigues, da Associação CAIS.
Este ano, numa edição mais curta, o estágio da Seleção Nacional iniciou-se a 8 de novembro e decorre até ao dia 10 de novembro, na cidade de Beja, com o importante apoio da Federação Portuguesa de Futebol, Fundação Luso, MiniPreço / Grupo Dia, B.Live e do CCD do Bairro da Nossa Senhora da Conceição.
O estágio será preenchido por treinos desportivos e treinos de competências pessoais e sociais, atividades culturais e recreativas. A seleção e restante comitiva rumam a Madrid no dia 11 de novembro, estando de regresso a casa no dia 14 de novembro.
Lista de convocados que irão integrar a Seleção Nacional de Futebol de Rua:
Ana da Costa – Pax Jovem - Beja
André Quintos – Pax Jovem – Beja
Ivo Manteigas – CVP Delegação de Évora – Évora
Ivo Martins – MOJU / Mais Sucesso E8G - Faro
Jacinta dos Santos – Adamastor – Viseu
Nuno Alberto – CRIAR-T - Setúbal
Paulo Jorge Mendes – NDS / Aldeias SOS - Guarda
Pedro Carvalheiro – CM Aveiro / Associação Cultural dos Surdos de Águeda – Aveiro
Equipa técnica:
Bruno Seco – Selecionador Nacional
Rafael Santos – Team Manager
Gonçalo Sequeira dos Santos – Associação CAIS
Nuno Rodrigues - Associação CAIS
O Projeto Futebol de Rua é organizado pela Associação CAIS, em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, com o intuito de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social. A iniciativa proporciona o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, permitindo ainda o acesso a atividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os jovens participantes.