Mundo

Furacão Nicole atinge costa leste da Florida depois de passagem pelas Bahamas

O furacão Nicole também mostrou potência em Cuba.  Foto EPA/YANDER ZAMORA
O furacão Nicole também mostrou potência em Cuba.  Foto EPA/YANDER ZAMORA

O furacão Nicole atingiu hoje a costa leste da Florida com ventos e chuvas fortes depois de uma passagem pelas Bahamas, informou o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos.

Quatro condados daquele estado norte-americano têm ordem de evacuação obrigatória, segundo os serviços de emergência.

Por causa do furacão, as autoridades fecharam aeroportos e parques temáticos e a NASA adiou o lançamento do seu foguetão que, curiosamente, irá levar um satélite meteorológico (que irá monitorizar o clima à velocidade de duas voltas diárias à Terra) para o espaço, entre outras tecnologias.

As autoridades preveem que a tempestade se alastre para a Geórgia e Carolina do Sul e Carolina do Norte ainda hoje e sexta-feira, com chuvas fortes.

As autoridades estimam que o Nicole enfraqueça enquanto se desloca pela Florida e sudeste dos Estados Unidos até sexta-feira, e é provável que se torne um ciclone pós-tropical na tarde de sexta-feira.

Nicole tornou-se um furacão na noite de quarta-feira quando atingiu a ilha Grand Bahama, tendo atingido a costa apenas algumas horas antes na ilha Great Abaco como uma tempestade tropical com ventos máximos sustentados de 70 quilómetros por hora.

É a primeira tempestade a atingir as Bahamas desde o furacão Dorian, uma tempestade de categoria 5 que devastou o arquipélago em 2019.