Madeira

São Roque do Faial assinala Pão-Por-Deus

None

A Casa do Povo de São Roque do Faial, através do seu Grupo Recreativo, assinala esta terça-feira, 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos e o Pão-Por-Deus.

Durante o momento do ofertório da missa das 9 horas na Igreja Paroquial, o grupo fez uma romagem, ao Pároco de São Roque do Faial, o Padre Abraão Marcos, para entregar produtos da época: castanhas, nozes, figos, pêros, entre outros frutos, ao som de música e letra criada para assinalar essa ocasião.

Pelas 10 horas, o grupo rumou à Casa do Povo e à Junta de Freguesia para entregar o Pão-por-Deus aos respectivo presidentes, ao som de música e cantares próprios do dia. A actividade culminou com um lanche – convívio oferecido pela Junta de Freguesia de São Roque do Faial aos participantes. 

Em nota enviada à comunicação social, o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial, Heliodoro Dória, deu conta que "era intenção do grupo também ir à Câmara Municipal de Santana, como aconteceu no ano passado, mas infelizmente o município informou a Casa do Povo que nem o presidente nem nenhum dos vereadores tem disponibilidade para nos receber nos passos do concelho". 

A Casa do Povo pretende com este tipo de iniciativas manter vivas as tradições desta freguesia e ir incutindo nos mais novos a importância deste tipo de costumes e tradições. De realçar o peso cultural que estas tradições ainda têm na cultura do nosso povo, de um modo mais acentuado nas pessoas mais idosas. Embora actualmente, o nível de vida tenha melhorado, nunca é de mais recordar os tempos onde as pessoas trocavam os seus bens pelo facto de não terem poder de compra. Ainda se vê por esta altura os vizinhos a oferecerem uns aos outros um pouco daquilo que têm. Casa do Povo de São Roque do Faial