Madeira

Comando Operacional da Madeira e ARDITI em Espanha para exercício com 'drones'

ARDITI vai apresentar cinco protótipos do projecto 'Drones Atlântica’

Ao todo, farão parte do intercâmbio sete 'drones' da Madeira, cinco da ARDITI e dois do Comando Operacional da Madeira
Ao todo, farão parte do intercâmbio sete 'drones' da Madeira, cinco da ARDITI e dois do Comando Operacional da Madeira

De 2 a 5 de Novembro pilotos e 'drones' madeirenses estarão em Salamanca, em Espanha, para participar num exercício conjunto com a Força Aérea Espanhola. 

Do intercâmbio de cooperação para a operação de sistemas aéreos não-tripulados ('drones') entre Portugal e Espanha, farão parte dois operadores militares do Comando Operacional da Madeira e três investigadores da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI). 

O evento, que decorre na Base Aérea de Matacán, em Salamanca, no Grupo de Escuelas de Matacán de Sistemas Aéreos no Tripulados, prevê a realização de treinos relacionados com a operação e desenvolvimento das capacidades de investigação, tecnologia e inovação.

Os 'drones' serão utilizados em diversos exercícios, nomeadamente de reconhecimento, combate, transporte e detecção. Do intercâmbio consta ainda um seminário e a uma exposição estática dos meios aéreos não-tripulados.

A ARDITI apresentará cinco dos protótipos que está a desenvolver no âmbito do projecto 'Drones Atlântica', - dois UAS Alfa Interior, dois Alfa Exterior e um Charlie -, enquanto que o Comando Operacional da Madeira mostrará um UAS MATRICE 300 RTK e um UAS MAVIC2 Enterprise.

Projecto da ARDITI prevê a criação de quatro drones com objectivos específicos

Alfa, Bravo, Charlie e Delta serão utilizados em missões de reconhecimento, combate, transporte e detecção

Conforme o DIÁRIO já havia noticiado, o exercício deverá repetir-se na Região Autónoma da Madeira ainda este mês. A base aérea será instalada na ilha do Porto Santo. 

Comando Operacional da Madeira vai realizar exercício com 'drones' em Novembro

Base será na ilha do Porto Santo e as missões vão decorrer na ilha da Madeira e nas ilhas Desertas