País

Gestores menos otimistas e inflação é maior preocupação

None

Os gestores estão menos otimistas nos últimos meses e a sua principal preocupação é a subida da taxa de inflação, seguida pelo Governo e pela política, segundo um barómetro do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE).

"Há um ano, o otimismo era de 3,25 pontos. Agora encontra-se nos 2,26. Desta forma, a conclusão é que o otimismo tem vindo a ter um desenvolvimento oscilante, com tendência negativa entre fevereiro e maio e entre julho e setembro de 2022", segundo o barómetro de gestores da FAE.

Desde fevereiro, o principal motivo de apreensão é a taxa de inflação, com consequências ao nível do aumento das matérias-primas, bens alimentares e energia.

Segue-se o Governo e a política, que pode ter uma "possível correlação com a expectativa relativamente à gestão governamental das consequências da inflação".

Por sua vez, a taxa de juro também figura entre as três principais preocupações dos gestores, com o valor percentual mais elevado desde que é feita esta análise (16,3%).

Este barómetro é realizado tendo por base um inquérito aplicado aos associados do FAE, sobre o que preocupa os administradores e gestores de empresas nos próximos 12 meses.

O FAE representa os gestores portugueses, contando com 12 presidentes executivos de empresas que integram o índice bolsista PSI.