Estudo do MPT indica que cerca de 88% da população regional apoia a criação de uma linha de ferry Funchal – Continente
A Comissão Política do MPT-Madeira informa que um estudo levado a cabo pelo partido concluiu que cerca de 88% da população regional apoia ou apoia veementemente a criação de uma linha de ferry Funchal – Continente.
O partido indica que o Plano Estratégico de Transportes da Região Autónoma da Madeira para o período 2021 a 2027 (PIETRAM 2021-2027) implica a execução de um estudo de viabilidade económica para linha de ferry Funchal – Continente e servirá para "consumir tempo e dinheiro, pois na prática o que contará são as propostas dos armadores, pelo que este estudo é mero despesismo".
O MPT considera que "é melhor auscultar propostas dos armadores disponíveis pois estes conhecem melhor o negócio e as suas propostas serão mais próximas ao custo real de mercado".
Salienta-se que esse PIETRAM não sugere a execução de obras de uma rampa ro-ro no porto do Funchal que poderá ser necessária para ferries mais novos e de maior calado, o que reforça a ideia de que este estudo de viabilidade económica é uma mera perda de recursos. Realça-se que a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a nova ligação por ferry assegura o “princípio da continuidade territorial” pelo que os custos desta linha deverão ser imputados ao Governo da República.