Madeira

‘Governo Mais Próximo’ arranca em São Martinho

None

No final de tarde desta segunda-feira, 3 de Outubro, São Martinho recebeu a primeira acção da iniciativa 'Governo Mais Próximo'.

Na sessão de divulgação dos apoios disponibilizados pelo Governo Regional (GR) nas áreas do social, habitação, saúde economia e agricultura, estiveram "mais de 150 pessoas", informa nota enviada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

A secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, marcou presença, em representação do GR, e começou por explicar os objectivos desta iniciativa que vai percorrer todos os concelhos da região nos próximos dois meses, tendo mais de 30 sessões agendadas.

O que nos move é servir a nossa população e disponibilizar os nossos meios para chegar a quem mais necessita. Sempre com o objectivo de assegurar, cada vez mais, uma maior proximidade e de dar a conhecer os apoios específicos que o Governo Regional disponibiliza à população e que vão muito além dos disponibilizados pelo Governo da República, complementando estes mesmos apoios." Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania.

Rita Andrade considera ainda que é "fundamental" agir seguindo a lógica de proximidade, assim como ir ao encontro "das reais necessidades da população".

Destacou ainda que "é através deste trabalho em rede entre governo, autarquias e instituições que conseguimos chegar mais longe”.

Esperamos que, com o conjunto de ideias e soluções debatidas nestas reuniões, possamos identificar novas formas de actuar e de apoiar as famílias madeirenses e porto santenses. É também esse um dos objectivos desta iniciativa. Encontrarmos e propormos soluções, que correspondam às reais necessidades da nossa população Rita Andrade.

'Governo Mais próximo' é uma iniciativa que reuniu técnicos da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Saúde e Protecção Civil, Economia, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Equipamentos e Infraestruturas, que tiveram a oportunidade de esclarecer quais os apoios disponíveis à população nesta fase de aumento da inflação e dos preços dos bens essenciais.

Nos próximos dois meses, estas sessões presenciais vão percorrer todos os concelhos, informando e esclarecendo a população acerca dos vários apoios disponíveis, que incluem: o Programa de Apoio à Garantia da Estabilidade Social (PROAGES), Complemento Regional para Idosos (CRI), ‘Kit Bebé’, ‘+ Visão’ (apoio à aquisição de óculos com graduação para maiores de 65, crianças e jovens), Gás Solidário, Programa de Apoio à Aquisição e ao Arrendamento de Habitação (PRAHABITAR) e Apoio ao Agricultor – MEDIDA 22.