Galeria Anjos Teixeira recebe exposição de fotografia sobre a Diáspora
A Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, apresenta uma nova exposição, com abertura agendada para a próxima quinta-feira, dia 3 de Novembro, às 19 horas.
Chama-se 'Madeira to New York para Madeira' e tem autoria de Clara Pereira, fotógrafa natural da Ilha da Madeira, que vive e trabalha em Nova Iorque.
"Nasci e cresci na ilha da Madeira. Toda a minha vida sonhei em 'fugir', em viajar para o desconhecido, em ver mundos diferentes do meu. Troquei uma casa grande numa pequena ilha por um pequeno apartamento numa cidade enorme. Mudei para Nova Iorque. Perdi a vista do oceano e do horizonte, mas os sonhos guardei. Estas fotografias são um teste à minha própria realidade, e também são uma busca da realidade dos outros", escreve a autora na sinopse desta exposição.
A mostra é composta por 20 fotografias, de formato quadrado a preto e branco, abordando o tema das ilhas e faz parte do ciclo de abordagens sobre a Diáspora.
Sobre Clara Pereira
Clara Pereira é uma fotógrafa portuguesa actualmente a residir em Nova Iorque. O seu trabalho de fotografia documental foca-se em questões de identidade social.
Nasceu na Ilha da Madeira, em 1980. É licenciada em Comunicação Visual e Artes Gráficas pela Universidade do Porto (FBAUP) e possui um certificado em Estudos Gerais da Fotografia do International Center of Photography (ICP) de Nova Iorque.
Em 2015 co-fundou o JazzTrail, uma iniciativa on-line que documenta jazz ao vivo em Nova Iorque e Portugal, elabora críticas de álbuns e concertos.
Tem obra incluída na Paul, Weiss Art Collection e o seu trabalho foi publicado/exposto em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos.