Associação do Caminho Real recorda Pão por Deus em São Jorge
A Associação do Caminho Real da Madeira promoveu no sábado, uma caminhada no concelho de Santana, sob o mote de recordar as tradições do Pão Por Deus. A iniciativa juntou cerca de 60 participantes, que percorreram os caminhos vicinais do Caminho Real 23 entre a Achada do Garamacho e São Jorge.
Com a chuva a dar tréguas e a desvelar as deslumbrantes paisagens da Costa Norte da Madeira, o grupo ecléctico de caminheiros dos 7 aos 77, partiu numa viagem cultural, com descoberta da história e património do concelho de Santana. Pelos caminhos vicinais, miúdos e graúdos, recuperaram tradições outonais tendo do Pão Por Deus, encontrando nestes solos férteis uma vastidão de frutos habituais nesta altura do ano como solanos, araçais, romãs, goiabas e castanhas.
Pelo percurso de sensivelmente 9 km que se desenvolveu entre a Achada do Garamacho e a Vigia, seguindo o antigo Caminho dos Romeiros, foi sendo desvendadopatrimónio edificado que outrora desempenhou um papel importante na actividade económica do concelho. Neste aspecto destacam-se os engenhos do Lapão e da Palmeira, até aos moinhos da Fajã Alta, da Palmeira e da Ladeira do Gato, sem esquecer a vigia de baleias ou o mais recente farol.
Alguns momentos de maior dificuldade surgiram com o atravessamento a vau da Ribeira de São Jorge, mas o espírito de entreajuda permitiu que todos os caminheiros transpusessem em segurança o caudaloso curso de água, subindo até ao miradouro do Lombo do Pico. Os esforços foram compensados com as magnificas vistas do vale verdejante da Ribeira de São Jorge e a hospitalidade com que os caminhantes foram acolhidos.
A terminar o percurso, o grupo teve ainda a oportunidade de visita a exposição AMARTE patente na junta de freguesia de São Jorge, bem como igreja Matriz, referência incontornável do estilo barroco na Madeira.
No final, um almoço convívio reuniu os participantes, para degustar algumas iguarias tradicionais de São Jorge, num ambiente de amizade e confraternização, onde foram distribuídos entre as crianças os tradicionais sacos de Pão Por Deus.
Sobre a ACRM
A Associação do Caminho Real da Madeira, constituída formalmente no dia 17 de Fevereiro de 2017, tem como fim defender, valorizar e promover as rotas centenárias agregadoras do património histórico, etnográfico, cultural, arquitectónico e natural da Madeira, em contextos urbanos, rurais e florestais, através de actividades de carácter cultural, pedagógico, científico, desportivo, recreativo, social ou outros afins.