CDU propõe passe gratuito para todos os reformados e idosos
A CDU agendou para ser discutido e votado no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realiza esta semana, um Projecto de Resolução "com o objectivo de garantir o acesso livre e gratuito aos transportes públicos para todos os reformados e idosos da nossa Região". A notícia foi avançada em comunicado de imprensa pelo partido, este domingo, 30 de Outubro.
"O passe gratuito para os reformados e idosos é, sem dúvida uma medida de fácil implementação, com baixo custo orçamental que representa uma mais valia para esta camada da sociedade na sua grande maioria com poucos rendimentos, é uma medida para dar resposta á necessidade de mobilidade dos reformados e idosos, uma forma de promover o maior acesso e uso do transporte público e, como tal, dá também resposta ao combate às alterações climáticas, assim como à redução do tráfego automóvel na Região", sustenta a CDU na nota remetida às redacções.
Os comunistas argumentam também que "esta realidade acontece já em vários países", tais como Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo.
Notam igualmente que "no nosso país, no Município de Lisboa, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a gratuitidade do passe para maiores de 65 anos, medida que entrou em vigor no dia 1 de Agosto de 2022".
Por conseguinte, a CDU entende que "o Governo Regional também tem de garantir o passe gratuito para os reformados e idosos da nossa Região".
"É para dar resposta a esta justa reivindicação que a CDU agendou para ser discutido e votado no Plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira desta semana uma proposta para garantir o título de transporte público gratuito para todos os reformados e idosos da Região", conclui.