Tome nota da agenda deste sábado
Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional deste sábado, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC e Dia das Compras na Net
Confira os eventos que marcam o tricentésimo segundo dia do ano. Faltam 63 dias para o termo de 2022
EVENTOS REGIONAIS:
9h00 - I Jornadas, sob o tema: "Crescer… para Ser!", da organização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, no Museu da Imprensa, em Câmara de Lobos;
9h30 às 12h30 - Peditório ‘Faça o bem sem olhar a quem’ a favor da Liga - Grupo de amigos, do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro; nas ruas do Funchal;
10h00 - Inicio da 1ª Prova da Taça da Madeira de Espada de Seniore, no Complexo Desportivo de Gaula - Santa Cruz;
10h00 - Cerimónia comemorativa do 73.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos. Haverá a entrega de distinções honoríficas aos bombeiros e órgãos sociais, a realização do compromisso de honra da 13.ª e 14.ª escola inicial de bombeiros e a imposição de divisas aos infantes e cadetes, no Quartel dos BVCL - Câmara de Lobos;
10h30 - PS realiza uma conferência de imprensa, com a presença de Alberto Olim, em frente à Junta de Freguesia de Machico;
11h30 - PSD reúne-se com a AJAMPS - Associação dos Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo, no Caminho das Voltas;
11h30 às 18h30 - Rally Madeira Legend
12h45 - Jogo da II Liga de Futebol - Nacional vs Penafiel, no Estádio da Madeira;
13h00 - Jogo do Campeonato Nacional da I Divisão Sub-19 de Futebol - Marítimo vs Benfica, no Complexo Desportivo do Marítimo;
17h00 - Outubro Rosa - XV Corrida das Mulheres, em frente à Sé Catedral, no Funchal;
17h00 - Jogo do Campeonato Nacional da I Divisão de Andebol - Marítimo vs Águas Santas, no Pavilhão do Marítimo;
17h00 - Finais dos diversos escalões do Atlântico Padel Tour, na Quinta do Padel;
18h00 - Estreia e espetáculos da peça para a Infância ‘Teatro e Burrão - dueto final’, com texto de Avelina Macedo e encenação de Eduardo Luiz, no Cine Teatro de Santo António;
19h30 - III Concerto Eucarístico - Banda Municipal de Santana, na Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus - Boa Nova, no Funchal;
21h00 - Gala do Conservatório 2022, no Centro de Congressos da Madeira;
Encerramento do Moda Madeira com Luís Buchinho, no Madeira Tecnopolo
EFEMÉRIDES:
1863 - É fundada a Cruz Vermelha, movimento internacional para "proteção aos feridos e doentes de guerra", lançado por Henri Dunant.
1888 - É assinada, em Constantinopla, a Convenção do Canal do Suez.
1910 - É criado o Comité Olímpico Nacional.
1911 - Morre o jornalista norte-americano Joseph Pulitzer, fundador da primeira escola de jornalismo. Tinha 64 anos.
1923 - É proclamada a República da Turquia.
1929 - Terça-feira Negra. "Crash" na Bolsa de Nova Iorque. Numa só sessão transacionam-se 16,3 milhões de ações e as perdas sobem aos 100 mil milhões de dólares. O sobressalto do dia 24 transforma-se na Grande Depressão.
1936 - As autoridades portuguesas colocam em funcionamento o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, com a chegada dos primeiros 152 presos políticos.
1956 - Crise do Suez. Tropas israelitas invadem a Península do Sinai, no Egito, em resposta à nacionalização do Canal. A adesão da França e do Reino Unido vai precipitar a crise.
1962 - Os EUA levantam o bloqueio a Cuba a pedido do secretário-geral da ONU, U-Thant.
1963 - Começa o julgamento de Nelson Mandela, líder do ANC, na África do Sul.
1969 - É enviada a primeira mensagem de correio eletrónico ("email"). Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia, envia a mensagem "LO" para um seu colega, Douglas Engelbart. Leonard queria escrever "LOGIN" mas o sistema foi abaixo a meio.
1970 - É criada a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, como esboço de um movimento político de tendência moderada.
- Ação de sabotagem do navio Vera Cruz, em serviço de guerra, fundeado em Lisboa.
1971 - São inauguradas as instalações permanentes do comando da NATO em Oeiras.
1983 - Marcha pela paz, contra a instalação de novas armas nucleares na Europa, em Lisboa.
1985 - Aníbal Cavaco Silva é indigitado, pela primeira vez, primeiro-ministro e convidado a formar o X Governo Constitucional.
1993 - Sete pessoas morrem e cerca de 200 ficam desalojadas devido a um aluvião no Funchal.
1997 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a aplicação de sanções à UNITA por incumprimento dos acordos de paz em Angola.
1998 - O astronauta septuagenário norte-americano John Glenn parte no vaivém espacial Discovery.
2001 - A Conferência do Clima da ONU, em Marrocos, aprova a aplicação do protocolo de Quioto.
2003 - É inaugurado o novo Estádio Cidade de Coimbra, com o jogo Académica-Benfica.
2004 - Assinatura, em Roma, do Tratado Constitucional da União Europeia, pelos representantes de 25 países.- Yasser Arafat, Presidente da Autoridade Palestiniana, é transportado para Paris e internado no Hospital Militar de Percy.
2006 - Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito Presidente do Brasil, com 60,83 por cento dos votos, na segunda volta das eleições presidenciais.
- Os sérvios aprovam em referendo a Constituição que consagrou a integração do Kosovo, de maioria albanesa, no país.
2007 - O Presidente do Egito, Hosni Mubarak, anuncia o relançamento do programa nuclear civil egípcio, congelado há 20 anos, com a construção de várias centrais para a produção de energia, noticiou a agência nacional, MENA.
2008 - Pelo menos 25 pessoas morrem em cinco atentados, quase simultâneos, contra edifícios oficiais em duas cidades no norte da Somália.
- Um violento sismo abala de madrugada o sudoeste do Paquistão, fazendo mais de 300 mortos, sepultados sob os escombros das casas de adobe, e milhares de desalojados.
- Morre, aos 85 anos, o antigo dirigente e fundador da claque "VIII Exército", do Vitória de Setúbal, João Lúcio.
- Morre, aos 67 anos, Bicho Beatriz, um dos "capitães de Abril".
- Morre o crítico de teatro e dramaturgo Carlos Porto. Tinha 78 anos.
2009 - Tratado de Lisboa. Os líderes europeus, reunidos numa cimeira em Bruxelas, aceitam as exigências do Presidente checo, Vaclav Klaus, quanto a uma exceção para o país na aplicação da Carta de Direitos Fundamentais, abrindo caminho à entrada em vigor do Tratado.
2010 - Morre, aos 54 anos, o diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso.
2014 - Morre, com 77 anos, Michael Sata, Presidente da Zâmbia.
2015 - A direção do Partido Comunista Chinês decide abolir totalmente a política de "um casal, um filho", permitindo a todos os casais ter um segundo filho.
2016 - O conservador Mariano Rajoy, do Partido Popular, é investido presidente do Governo pelo parlamento espanhol depois do PSOE ter decidido abster-se para evitar a realização de novas eleições que deveriam penalizar os socialistas.
2017 - Morre, aos 86 anos, em Nova Iorque, Linda Nochlin, investigadora norte-americana, historiadora de arte, autora de "Mulheres, Arte e Poder" e de "Mulheres Pintoras 1550-1950".
2018 - Um Boeing 737 MAX 8 ao serviço da companhia indonésia Lion Air despenha-se no mar, ao largo de Java, com 189 pessoas a bordo.
- Morre, aos 92 anos, Gérald Bloncourt, o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa em França nos anos 60 e 70, nomeadamente nos bairros de lata.
2019 - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeia Faustino Imbali primeiro-ministro.
- A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) considera ilegal o decreto presidencial que demitiu Governo da Guiné-Bissau, reiterando o apoio ao primeiro-ministro Aristides Gomes.
- O parlamento britânico aprova a realização de eleições legislativas antecipadas em 12 de dezembro.
- O júri do Prémio LeYa, presidido pelo poeta Manuel Alegre, decide não atribuir este ano o galardão, porque os romances concorrentes "não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos".
- O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anuncia a demissão, após 13 dias ininterruptos de protestos contra o Governo.
- Morre, aos 82 anos, Andrade Pereira, ex-governador civil do distrito da Guarda, deputado na III e na IV Legislaturas.
2020 - Luís Filipe Vieira é reeleito para um sexto mandato na presidência do Benfica, nas eleições ocorridas na quarta-feira, as mais concorridas de sempre.
PENSAMENTO DO DIA:
É impossível reformar a escola sem se trabalhar ao mesmo tempo na transformação da sociedade António Sérgio (1883-1969), sociólogo e investigador português