'O Homem que olha o Mar' vence Prémio Literário João Augusto D'Ornelas
O autor do conto vencedor recebeu um prémio pecuniário com um valor monetário de 1.500 euros.
'O homem que olha o mar', da autoria de Gabriel Almeida Vilaça, foi o grande vencedor, recebendo um prémio pecuniário com um valor monetário de 1.500 euros.
Na cerimónia, que decorreu, esta tarde, no Museu de Imprensa da Madeira, o autor com apenas 18 anos, natural de Braga, marcou presença, tendo a sua escrita sido elogiada de forma unanime pelo júri composto por Francisco Fernandes, Lília Mata e Laura Moniz, que consideram que é se trata de um conto que surpreende pela qualidade literária e que surpreendeu os jurados quando revelada a identidade e idade do autor.
“Um jovem, uma alma velha” como referiu o jurado Francisco Fernandes.
Do livro agora, editado, fazem ainda parte, os dois contos distinguidos com as menções honrosas 'Cepa Velha', de Paulo Mourão, e 'A mulher do pelourinho', de Óscar Gomes Fernandes. As ilustrações ficaram a cargo da ilustradora Maria Soares.
Esta foi a 2.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, que presta homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense, do século XIX. Este prémio tem como objectivo contribuir para estimular o gosto pela leitura e escrita, defender e valorizar a língua portuguesa.