Madeira

Governo da Madeira desafiou EEA Grants a financiar projecto nas Ilhas Selvagens

None

O Governo Regional da Madeira desafiou hoje o mecanismo financeiro EEA Grant a apoiar um projeto de ciência e tecnologia nas Ilhas Selvagens, neste arquipélago, foi hoje anunciado.

O repto à EEA Grants -- mecanismo financeiro através do qual a Islândia, o Lichtenstein e a Noruega pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas da Europa - foi lançado pela secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, na ilha do Porto Santo.

"O Governo Regional sensibilizou para que, no próximo quadro de apoio do EEA Grants, seja previsto algum projeto de ciência/tecnologia para as Ilhas Selvagens", afirmou a governante madeirense, citada numa informação divulgada pelo seu gabinete.

As Ilhas Selvagens, desde o início deste ano, passaram a constituir-se na maior Reserva Marinha com Proteção Total de todo o Atlântico Norte.

Hoje, no Porto Santo, foi assinada a adenda ao projeto da EEA Grants 'Reservas da Biosfera: territórios resilientes, comunidades sustentáveis'.

O objetivo foi incluir a reserva da Biosfera do Porto Santo neste projeto, a qual pode ser beneficiada pelo financiamento global de mais de dois milhões de euros destinados às reservas de Biosfera de Portugal.

Esta foi uma reivindicação de Susana Prada à EEA Grants, depois de, em outubro de 2020, o Porto Santo ter passado a ostentar o galardão da UNESCO.

Nesta iniciativa marcaram presença a embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Westberg, e a coordenadora do EEA Grants Portugal, Susana Ramos.

O Porto Santo tem uma das 25 novas Reservas da Bioesfera mundiais e tem como características marcantes a sua praia de areia fina e dourada com uma extensão de nove quilómetros, a ruralidade da ilha, os ilhéus e o mar envolvente.

Também possui "ecossistemas bem preservados e detentores de espécies de excecional interesse para a conservação da natureza e da biodiversidade, sendo reconhecido pelo elevado valor cénico das suas paisagens naturais e humanizadas", refere a sua descrição.

A página da Câmara Municipal da ilha refere que candidatura da Reserva da Biosfera da UNESCO, submetida em setembro de 2019, foi aprovada no dia 28 de outubro de 2020 pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa 'O Homem e a Biosfera -- MAB' da UNESCO.

Com esta classificação, eleva-se para 12 o número de Reservas da Biosfera Portuguesas na Rede Mundial da UNESCO.

Quanto às Ilhas Selvagens, são um subarquipélago da Madeira, o território português localizado mais a sul, e foram classificadas como reserva nacional em 1971.