Madeira

Protecção Civil lança alertas para a chuva que se aproxima

Foto Arquivo/Helder Santos/Aspress
Foto Arquivo/Helder Santos/Aspress

O Comando Regional de Operações de Socorro da Protecção Civil regional emitiu alertas e recomendações à população devido ao vasto período de precipitação que já está a decorrer e deverá piorar nas próximas horas e dias.

De acordo com os contactos com Observatório Meteorológico do Funchal (IPMA), "e em consequência de uma vasta depressão, centrada a oeste das ilhas britânicas com superfícies frontais associadas condicionará significativamente, nos próximos dias, o estado do tempo no Arquipélago da Madeira, em particular no que se refere a precipitação", informa.

"Prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros temporariamente fortes acompanhados de trovoada em especial durante a tarde do dia 26 (quarta-feira), entre o início da tarde do dia 27 (quinta-feira) e a tarde do dia 28 (sexta-feira) e durante parte do dia 30 (domingo)", destaca, assim, os próximos cinco dias, com acalmia no sábado.

"Os aguaceiros serão mais fortes e persistentes na costa sul e nas regiões montanhosas da Madeira, sendo que os valores previstos enquadram-se no nível de aviso laranja, tanto para 1 hora como para 6 hora, pelo que deverão ser acompanhados os avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA", frisa.

O "vento de sudoeste temporariamente moderado (10 a 30 km/h) ou pontualmente moderado a forte (30 a 40 km/h), com rajadas que poderão chegar a valores de 70 a 90 km/h, em especial na costa sul, nas regiões montanhosas e em Porto Santo". conclui.

Assim, "face aos avisos agora emitidos o SRPC, IP-RAM, reitera o alerta para as seguintes recomendações:

Feche portas e janelas e retire os objetos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.

Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.

Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso

Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

"Finalmente, informamos que no site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica", apela.