Madeira

Chuva e trovoada colocam arquipélago da Madeira sob aviso amarelo

"Precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, em especial no extremo Oeste", avisa o IPMA

None

Aviso meteorológico entra imediatamente em vigor

A previsão de chuva forte acompanhada de trovoada leva o instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo que entra imediatamente em vigor, prolongando-se pelo menos até ás 21 horas desta terça-feira.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, é válido para todo o arquipélago da Madeira - costa norte, sul, terras altas e ilha do Porto Santo - mas o IPMA coloca particular atenção na região Oeste da ilha da Madeira.

As previsões apontam para "precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, em especial no extremo Oeste", avisa o IPMA.

Conforme o DIÁRIO avançou hoje, na edição impressa, o estado do tempo no arquipélago da Madeira nesta última semana de Outubro “será condicionado por vasto sistema depressionário, com superfícies frontais associadas, centrado a Oeste das ilhas britânicas”, sendo que ontem e hoje o estado do tempo é influenciado por uma depressão secundária a norte da Região.

Os períodos de chuva que poderão ser persistentes e acompanhados de trovoada, vento com rajadas até 90 km/h e ondas até 5 metros de altura na costa Sul deverão intensificar-se nas próximas horas e prolongar-se até sábado.

A partir de domingo, está prevista uma ligeira descida da temperatura do ar.