País

Nove detidos pela PJ em operação contra narcotráfico internacional

None

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de oito homens e uma mulher numa operação de combate ao tráfico internacional de droga, que envolveu 21 buscas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

O diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da PJ, Artur Vaz, disse, em declarações a jornalistas no Porto, na cerimónia comemorativa do 77º aniversário da PJ, que "a operação decorria há alguns meses e visava o total desmantelamento de uma organização criminosa dedicada à importação para a Europa de consideráveis quantidades de cocaína".

Artur Vaz indicou que "a rede criminosa tinha uma implantação forte em território português e procedia à importação de quantidades muito significativas de droga", essencialmente cocaína, importada da América Latina e depois distribuída em Portugal e em outros países da Europa.

Segundo um comunicado da PJ, durante a operação "Exotic Fruit III" foram detidos nove cidadãos portugueses, com idades entre os 25 e 66 anos, e realizadas 21 buscas domiciliárias e não domiciliárias.

A PJ esclareceu ainda que esta ação policial surgiu na sequência das anteriores operações "Exotic Fruit I" e "Exotic Fruit II", e visou o desmantelamento do grupo organizado.

A investigação é titulada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e no decurso das operações foram apreendidas viaturas de alta gama, dinheiro, uma arma de fogo e documentação.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coação.

Em junho deste ano, no âmbito da operação "Exotic Fruit II", a UNCTE revelou ter detido dois homens de nacionalidade portuguesa, sobre os quais recaíam fortes suspeitas de integrarem uma organização criminosa que se dedicava à introdução no continente europeu de grandes quantidades de cocaína.

Em fevereiro, na operação "Exotic Fruit I", foram detidos cinco homens e apreendida grande quantidade de cocaína, que havia chegado a território nacional por via aérea, dissimulada num carregamento de fruta tropical com origem num país da América Latina.