Madeira

UMa recebe XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

None

A Universidade da Madeira (UMa) vai receber, entre 26 e 28 de Outubro, o XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPEM), este ano subordinado ao tema 'É preciso agir!', de modo a salientar a importância de investir na saúde mental das pessoas.

O evento irá decorrer na Sala do Senado, no piso -2 do Campus Universitário da Penteada, em formato presencial e 'on-line', e resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, a Universidade da Madeira, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, e a Associação de Promoção da Madeira.

O Congresso conta com mais de 450 participantes inscritos, dos quais 250 estarão presencialmente e nos trabalhos do congresso estão envolvidos mais de 1200 profissionais de saúde/mental de diversos países – Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, chile, México, Uruguai e argentina. O objectivo é proporcionar um espaço de partilha entre profissionais de saúde, tendo em vista a implementação de práticas de qualidade em saúde mental e psiquiatria.

O programa do Congresso é constituído por diversas atividades e pretende divulgar temas da atualidade em saúde mental bem como evidenciar a importância da validação científica dos mesmos.

Para o primeiro dia do evento, 26 de Outubro, está prevista a realização do V Seminário Internacional de Investigação em Saúde Mental, no qual vão ser apresentados 20 projectos de relevância nacional e internacional, quatro cursos práticos sobre práticas promotoras de saúde mental, e um Espaço Cinema e Saúde Mental, onde vão ser apresentadas e comentadas duas curtas-metragens, premiadas internacionalmente: 'No limiar do Pensamento' e 'As Cartas da Minha Mãe', este último a decorrer no Museu Casa da Luz.

O Congresso propiamente dito irá decorrer a 27 e 28 de Outubro e inclui cinco painéis de conferências, debates, um espaço cidadão, uma reunião de investigadores em saúde mental e a apresentação de 150 propostas de trabalhos em formato de poster/comunicação oral.

A sessão de abertura está marcada para as 11h30, do dia 27 de Outubro, e vai contar com a presença do reitor da Universidade Madeira, Sílvio Moreira Fernandes; do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos; do presidente do Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado; do presidente do Conselho Directivo da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Nuno Neves, da presidente da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, Isabel Fragoeiro; e do presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Carlos Sequeira.