Andebol da Madeira ‘figura de proa’ em Outubro
Outubro de 2022 está em destaque na mais recente história do andebol da Madeira. A modalidade nesta altura é mesmo ‘figura de proa’ em variados cenários. O trabalho realizado pelos principais protagonistas desde associação, atletas, dirigentes, árbitros, treinadores, tem se revelado estruturante na sua afirmação praticada por perto de mil atletas, enquadrando 15 clubes.
A recente realização da Liga dos Campeões na variante de praia, disputada na Ilha do Porto Santo, exteriorizou o que de melhor o andebol tem em termos organizativos, sabendo os seus responsáveis mobilizar um conjunto de instituições e pessoas que deram corpo a um evento internacional de grande qualidade. O Porto Santo e a Madeira ficaram no mapa internacional da modalidade. Ao nível das seleções nacionais os dois encontros da fase de apuramento para o europeu de 2024 em masculinos contaram com a presença do técnico Paulo Fidalgo e com o regresso após lesão do lateral João Miguel Ferraz.
Nos femininos, a campanha para o Mundial de 2023 inicia-se já neste final de mês com a seleção nacional a contar com as presenças de Isabel Gois, Jéssica Ferreira e Margarida Morais, Joana Pires e Patrícia Fernandes. Nos estágios das seleções mais jovens, a Madeira também a estar em destaque. Na Seleção de Sub-19, Luana Jesus, Mariana Silva, Sofia Ferreira e Júlia Figueira marcam presença. Já no estágio das Sub-15, foram convocadas Isabel Esmeraldo e Sofia Cabral. Nas Sub-17, para além do regresso ao corpo técnico da Federação de Andebol de Sandra Fernandes, este estágio conta com a participação de Giovana Moniz e Beatriz Barros. Na arbitragem Outubro também trouxe a noticia da convocatória para o Mundial masculino de 2023 na Polónia e Suécia da dupla madeirense, Duarte Santos e Ricardo Fonseca. Do ponto de vista competitivo, este também foi o mês em que a equipa feminina do Madeira Andebol SAD venceu nas provas europeias os dois encontros da 2.ª eliminatória da EHF European Cup frente às italianas do Brixen.