Artigos

O piano em destaque

Tudo está pronto para a sétima edição do Madeira PianoFest, que arranca na próxima semana. Dos cinco concertos do Festival, constam três recitais a solo, um recital para piano a quatro mãos e a dois pianos, e um recital a dois pianos. Estes concertos serão interpretados por sete pianistas de seis nacionalidades diferentes.

Conforme a diretriz geral deste evento, a programação pretende demonstrar toda a variedade de linguagens musicais, expressões emocionais e ambientes sonoros que possa ser comunicada por um instrumento tão versátil e subtil como é o piano.

O concerto de abertura, no dia 5, “O piano romântico”, será protagonizado pelo pianista estadunidense Nikita Fitenko. Ele interpretará um programa de miniaturas para piano que incide sobretudo nas obras do período romântico, caracterizado pela capacidade dos compositores ilustrarem e sugerirem ambientes e emoções. Os compositores escolhidos foram: Grieg (Peças líricas), Tchaikovsky (andamentos da suite “As Estações”), Rachmaninov (prelúdios), Chopin e Debussy (prelúdios).

No dia seguinte, o pianista alemão Florian Koltun interpretará um recital intitulado “Os 3 grandes Bs: Bach, Beethoven, Brahms”, com obras destes compositores icónicos da história da música erudita. Cada um destes três compositores marcou indelevelmente a sua época e contribuiu sucessivamente para o desenvolvimento estilístico da música erudita ao longo de dois séculos.

Na quarta-feira, dia 9, será a vez de Tami Kanazawa (Japão) e Yuval Admony (Israel), um duo que granjeou cinco primeiros prémios em concursos internacionais para duos pianísticos. O tema deste concerto é “Histórias de amor”, desde as “Valsas das Canções de Amor” de Brahms, poema sinfónico “Orfeu” e “Reminiscências de Don Juan” de Liszt, a “West Side Story” de Bernstein e “Fantasia sobre Porgy e Bess” de Gershwin.

Segue-se, no dia 12, o grande pianista italiano Pasquale Iannone, que já tivemos o prazer de ouvir na Madeira como exímio solista no Concerto nº 2 de Rachmaninov, interpretado, com a Orquestra Clássica da Madeira, no concerto do 25º aniversário da Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, em 2018. Ele levará para o palco um programa intitulado “Mestres de piano”, com grandes obras de Liszt (Sonata), Chopin e Rachmaninov (Momentos musicais).

O festival terminará no domingo, dia 13, com o concerto “O piano brilhante”, protagonizado a dois pianos pelas pianistas francesas Svetlana Eganian e Yolande Kouznetsov. O programa deste concerto, que inclui as duas suites para dois pianos de Rachmaninov, a Abertura de Kapustin e a “Abertura cubana” de Gershwin, permitirá demonstrar toda a opulência da sonoridade deste instrumento, tal como o virtuosismo da escrita para piano que desafia os intérpretes até ao máximo.

Mais uma vez, a Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira, a promotora deste festival, em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal e o Teatro Municipal Baltazar Dias, convida para uma partilha ao vivo de experiências artísticas e emocionais e promete regalar os ouvintes com interpretações únicas de um repertório muito variado por artistas mundialmente consagrados.