Furacão Roslyn desce de intensidade para ciclone de nível 1 no México
O furacão Roslyn, que chegou na localidade de Santa Cruz, no estado mexicano de Nayarit, com o nível 3, desceu agora de intensidade, avançando pelo território como ciclone de categoria 1, disse o Serviço Meteorológico mexicano.
"Às 10:00 locais [16:00 em Lisboa] o furacão Roslyn, agora na categoria 1 na escala Saffir-Simpson, localizou-se aproximadamente a 85 quilómetros a nordeste de El Roblito, Nayarit, e a 150 quilómetros a sudeste de Mazatrlán, Sinaloa", afirmaram as autoridades no seu mais recente comunicado, citado pela agência Efe.
O ciclone regista agora ventos máximos de 150 quilómetros por hora, com rajadas de 195 quilómetros e dirige-se para noroeste a 31 quilómetros por hora, acrescentou o Serviço Meteorológico do México.
As autoridades do estado de Nayarit esperavam que o furacão atingisse terra hoje junto à vila piscatória de San Blas, a 150 quilómetros norte de Puerto Vallarta.
Até agora, na temporada de 2022 no México, já se formaram no oceano Pacífico os ciclones Agatha, Blas, Célia, Darby, Estelle, Frank, Georgete, Howard, Ivete, Javier, Kay, Lester, Madeline, Newton, Orlene e Paine.
Os furacões Agatha, Darby, Kay e Orlene atingiram a categoria 2.
Em maio, as autoridades mexicanas previram a formação de até 40 ciclones com nome atribuído em 2022, o que classificaram como uma "temporada ativa", e estimaram que, do total de ciclones tropicais gerados, pelo menos cinco atingissem o país.
A escala de Saffir-Simpson inclui cinco categorias, sendo o nível 5 o mais elevado.