NÃO quero, NÃO gosto, NÃO aceito
Quantas vezes se diz sim, ou se cala, quando se quer dizer não, por querer sempre agradar aos outros, dando a falsa impressão que está tudo bem, sujeitando-nos a situações que nos causam danos.
É preciso saber dizer não, porque as pessoas não devem "engolir tudo sob pena de prejudicar a sua saúde mental e equilíbrio emocional. É preciso dizer não na hora certa e de forma correcta, sem medo de assumir o que pensa e o que diz, ainda que possa ser mal compreendido.
Nós interagimos num mundo onde cada um defende apenas o seu lado, por isso, aprender a dizer não do jeito certo, na hora, para a situação adequada pode trazer-nos vantagens.
É preciso que digamos NÃO, quando os nossos direitos são vilipendiados (não esquecendo nunca os nossos deveres).
É preciso dizer NÃO a quem nos recebe com indelicadeza, má educação e displicência quando nos serviços públicos ou privados.
É preciso dizer NÃO aos funcionários que, no público ou no privado, nos atendem com antipatia e cara de poucos amigos, como se nos tivessem a prestar um grande favor e não fosse obrigação sua. Não lhes pedimos que exibam um sorriso de orelha a orelha, tão só o cumprimento do seu dever, no seu local de trabalho, segundo as mais elementares regras de boa educação .
É preciso dizer NÃO a quem, nas Instituições públicas se passeia pelos corredores, sem crachá de identificação, ostentando arrogância, independentemente da cor do uniforme que enverga, ignorando quem está nas salas de espera, como se fossem seres invisíveis.
É preciso dizer NÃO a quem no exercício da sua profissão, colocado por mérito próprio ou por força de qualquer disciplina
partidária, desempenha as suas funções revelando pouca competência, cometendo erros sistematicamente, lesando os utentes (talvez a maior culpa esteja na forma como ocuparam o lugar, sem que lhes dessem formação adequada para o efeito).
É preciso dizer NÃO quando se sabe que alguns idosos são tratados com negligência, aspereza, pouca paciência e sujeitos a maus tratos, no seu lar ou fora dele.
É preciso dizer NÃO quando se sabe que há pessoas que sofrem caladas porque têm medo de falar.
É preciso dizer NÃO a quem nos quer passar um atestado de menoridade, atirando-nos areia para os olhos, julgando que tudo aceitamos tacitamente.
É preciso muitos NÃOS.
Quando todos nós tivermos a capacidade de nos impormos e fazer ouvir o nosso veemente NÃO, talvez as coisas melhorem, porque falar NÃO sempre que necessário significa priorizar o que importa.
Quem só sabe dizer "sim" quando tem que dizer "não ", acaba perdendo sempre...
Madalena Castro